Especial Dia dos Pais: cuide da saúde do seu papai!

[Considerações livres] Coaching e Medicina: Por que decidi trilhar este caminho?
7 de agosto de 2017
O que são “ALIMENTOS FUNCIONAIS”?
21 de agosto de 2017

Ontem foi oficialmente o Dia dos Pais, porém acredito que devemos amar e cuidar dos nossos papais todos os dias! Por isso, resolvi escrever esse post falando da saúde do homem nas diferentes épocas da vida: jovens papais, papais maduros e papais melhor idade!

 

Existem diversas campanhas de saúde que visam motivar os homens a olhar para prevenção. Infelizmente, é cultural que o homem se dedique ao trabalho a ponto de deixar de lado sua saúde. As principais doenças que acometem homens da segunda e terceira idade são as doenças crônicas não transmissíveis – condições como o Diabetes Mellitus, a Hipertensão Arterial e a Doença Cardiovascular, doenças essas que são preveníveis!

No caso dos jovens papais, nessa faixa etária as principais causas de mortalidade estão relacionadas à violência urbana, acidentes automobilísticos e doenças infecciosas transmisíveis.

 

Por este motivo, você que é um papai jovem, maduro, melhor idade ou mesmo um futuro papai, observe estas medidas preventivas para que você possa aproveitar seus filhos não só por bastante tempo, mas também com tempo de qualidade e com muita saúde e vitalidade!

Vamos às dicas:

Para os jovens papais:

  1. Preocupe-se com a violência urbana e evite locais perigosos, em especial à noite.
  2. Não abuse das suas defesas – controle o ar condicionado do trabalho, evite aglomerações e previna-se em todas as relações!
  3. Jamais dirija com sono ou após aquele choppinho.
  4. Comece já uma alimentação mais saudável e a praticar atividade física regular: o trabalho vai continuar lá e meia hora de caminhada por dia não vai fazer tanta diferença assim naquele relatório.
  5. Aproveite para fazer atividade junto com seus filhos: andar de bicicleta, jogar uma bola… Com companhia, o exercício é sempre melhor… Na companhia dos pequenos fica melhor ainda!

Para papais maduros:

 

  1. Comece a pensar em desacelerar o ritmo de trabalho e crie o hábito de consultar um médico de tempos em tempos para aquela “geral” na saúde (o famoso “check up”).
    Isso inclui não só o cardiologista, mas também o urologista!
  2. Não dá mais para adiar o início da dieta: alimentação saudável agora deve fazer parte da rotina.
  3. O mesmo vale para a atividade física que, nessa idade, pode e deve incluir alongamentos para cuidar das dores nas costas e joelhos.
  4. Não adie mais aquela viagem dos sonhos e aproveite para incluir toda a família nos passeios de final de semana! 
  5. Cultive um hobby pois o estresse é o maior inimigo dos papais maduros.
  6. O abraço dos filhos e a risada dos netos é o melhor antídoto para as preocupações do dia-a-dia: reúna a família aos domingos e não perca nenhum momento perto deles!

 

Para papais da melhor idade:

  1. Hora de redobrar a atenção para as visitas ao médico de confiança e caso alguma doença crônica já faça parte da sua vida (como hipertensão ou diabetes), atente-se para o uso correto e eficiente dos medicamentos prescritos!
  2. Nunca é tarde para iniciar aquela atividade física… E se você já começou, continue firme: exercícios são a melhor forma de manter a memória e a saúde do cérebro!
  3. Por falar em memória, procure aprender alguma coisa nova todos os dias: seus netos são uma fonte infinita de novidades, aproveite para passar um tempo com eles.
  4. Também excelentes para a memória são os alimentos chamados antioxidantes naturais (como por exemplo os frutos cítricos, que são ricos em vitamina C) e também aqueles com alto teor de ômega 3. O ômega 3 é um grande amigo do cérebro e do coração.
  5. Se você ainda trabalha, procure diminuir o ritmo e coloque em prática todos os planos e sonhos.
  6. Passe bastante tempo com a família e fazendo as coisas de que mais gosta.
  7. Dê uma forte risada todos os dias – essa é uma ferramenta poderossíssima contra depressão, pressão alta e estresse!

Para todos os papais (presentes e futuros):

Lembrem-se que vocês são super-heróis sim, mas somente dos seus filhões! Não deixem de estar sempre atentos à saúde!

Espero que tenham gostado desse post, feito com muito carinho para todos os papais!
Dia dos pais é todo dia! Parabéns aos nossos grandes heróis!

3 Comentários

  1. Arnaldo disse:

    Parabéns pela iniciativa. Saúde em primeiro lugar! Abs

  2. Marilena disse:

    Adorei o post! Em todas as idades é muito difícil levar os homens a se cuidarem. Concordo com vc: é cultural mesmo, pensam que nunca ficarão doentes. Tomara que os que lerem se convençam que é melhor prevenir. Bjs M

  3. Jair Gabriel disse:

    Além de dicas de saúde, dicas de vida, de como aproveitá-la melhor. Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *