Exercícios com peso livre e ao ar livre = Vacinação antitetânica!

Vivência em Diabetes, parte II…
16 de agosto de 2016
Roda de conversa sobre alimentação vegana, com a Dra. Tatiana Barelloni
29 de agosto de 2016
Motivar os pacientes a praticar atividade física é um dever de todos os profissionais da saúde… E cada vez mais vemos as pessoas optando por modalidades ao ar livre como o treinamento funcional ou como o crossfit, que usa pesos livres entre outros acessórios. 

Essas modalidades acabam sendo uma ótima alternativa para quem não gosta ou não consegue se motivar indo à academia… Porém, por estar ao ar livre ou com pesos livres, temos um risco diferente de lesões que não podemos ignorar…

Independente da segurança do local ou da higiene, sempre existe o risco de ferimentos pois somos humanos e não nascemos “reis da coordenação motora” (rsrs)…
Ficar de olho se existe um kit de primeiros socorros é importantíssimo, mas além disso existe também o risco de contaminação pelo bacilo tetânico. 

O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e NÃO é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral, podendo levar à parada respiratória e até a morte. 

Por isso: prevenir é sempre o melhor remédio!!!

Se você é atleta de qualquer modalidade, mesmo que iniciante, procure uma Unidade Básica da Saúde e atualize sua vacina! E aí, pode se arriscar tranquilo nos desafios e nas cordas bambas da vida!

Um forte abraço a todos e uma ótima semana! Bons treinos!


1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Vamos olhar nossas vacinas! É melhor não correr riscos e basta ir ao Posto de Saúde. Muito bom o alerta do post. Bjs M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *