Gastronomia inclusiva!

Vídeo-receita: Lasanha vegana (de Berinjela ao Pesto)
16 de julho de 2016
Vídeo-receita: Lasanha Vegana 2, a saga continua! (Abobrinha e Tofu)
21 de julho de 2016

Ontem fui com um grupo de amigos a um festival gastronômico “na praça” (desses com várias barraquinhas no estilo “food truck”) e não pude deixar de fazer uma reflexão. 

Quando se tem alguma restrição alimentar, seja por motivos de saúde (como diabéticos e celíacos) ou por escolha ideológica (por exemplo vegetarianos e veganos), socializar com amigos em um evento como esse pode ser muito complicado. 

Fico imaginando como era a vida dessas pessoas há 5 ou 10 anos atrás e não é de se espantar que esses grupos se isolassem, já que uma grande parte do nosso convívio social gira em torno de comida. 

Mesmo que não seja por uma restrição alimentar: frequentemente ouço de pessoas que estão iniciando uma dieta que abriram mão de ir a algum evento por não terem apoio das pessoas, que oferecem doces e guloseimas.


Hoje em dia, graças a essa “moda fitness” de dieta sem glúten, low carb, paleo entre outras, o número de pessoas que fazem escolhas diferentes do senso comum aumentou. Com isso, vemos um fenômeno acontecer: eventos como esses festivais se tornaram mais inclusivos. 

Ainda que essa inclusão tenha ocorrido por uma pressão de mercado, não deixa de ser um grande ganho! Hoje a chance de termos OPÇÃO DE ESCOLHA existe! E as pessoas de uma forma geral estão cada vez mais abertas ao “diferente”! Quem tem alguma restrição alimentar já não precisa mais se isolar socialmente ou abrir mão da companhia dos amigos. 


É por isso que eu sempre digo aqui que sou super a favor da “moda” fitness! Quando ter mais saúde está na moda, no fim todos saem ganhando! 





Um forte abraço a todos e uma ótima semana! 


1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Ter várias opções para comprar ou comer fora de casa é uma grande evolução na gastronomia atual. Muito bom, prático e saudável! Bjs M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *