O poder dos amigos

Como escolher seu médico: considerações livres
8 de fevereiro de 2016
Maneiras seguras de descartar medicamentos
22 de fevereiro de 2016

O dia do amigo foi semana passada, mas o post continua atual.  Pesquisadores demonstraram que seus amigos influenciam na sua saúde!

O projeto americano chamado “The Framinghan Study” foi fundado em 1948 pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (The National Health Institute) e vem acompanhando mais de 15 mil moradores da cidade de Framinghan (Massachusetts), de várias gerações, ao longo das últimas décadas, avaliando diversos aspectos da saúde – em especial os fatores de risco para doenças cardiovasculares.  Muitas descobertas foram evidenciadas neste estudo, como por exemplo, o papel do “bom colesterol” HDL na redução do risco de doenças do coração.

Este estudo é um dos maiores na área e a cada ano, novas descobertas são apresentadas por seus pesquisadores responsáveis.  Recentemente, foi divulgado o resultado de uma análise que comprovou o que os estatísticos sempre suspeitaram: bons comportamentos são “contagiosos”.  Muitos aspectos da saúde são modificados apenas com o fato de você socializar com seus amigos.

Da mesma forma que bons hábitos, como por exemplo: parar de fumar, praticar atividade física, ser feliz e alegre, podem ser contagiosos (se seu grupo de amigos tem esses hábitos, a chance de você desenvolvê-los é maior), maus hábitos (como o fumo, a obesidade e o pessimismo) também podem ser contagiantes.


A boa saúde parece ser em parte, fruto da sua proximidade com pessoas saudáveis.  Mas isso não significa que você tenha que “mudar de amigos” para ser mais saudável e feliz!

Na verdade, eu acredito que mudanças positivas geram efeitos ao nosso redor: se você começar a se cuidar, a adquirir bons hábitos… Pode ser que, além de ajudar a si mesmo, possa também estar ajudando aos seus amigos mais próximos!

Por que não ser o primeiro a desencadear mudanças?  Que tal ser o primeiro da fileira de dominó da boa saúde?  Cuidar de quem se gosta é uma forma muito bonita de demostrar o carinho que você tem pelos seus!

Um grande abraço a todos e uma ótima semana!

(saiba mais em: 
http://www.nytimes.com/2009/09/13/magazine/13contagion-t.html?pagewanted=2&_r=0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *