Palavra da nutri: LIMPEZA DA GELADEIRA!

Dicas de saúde para viajantes: Peru!
1 de agosto de 2016
Dica rápida de ‘petisco light’: couve de bruxelas acebolada!
9 de agosto de 2016
De que adianta caprichar na alimentação, fazer aquele prato colorido, estar com o hortifruti sempre em dia… Se a geladeira está suja e contaminada?
Muitas vezes limpamos e organizamos a geladeira, fazemos aquele esforço… Mas não é eficiente para descontaminar e eliminar todos os microorganismos.
Por isso, a nossa super-nutri Natália de Almeida escreveu pra gente um texto dando todas as dicas para deixarmos a nossa geladeira mega saudável!


A limpeza chegou à geladeira!

Normalmente, temos um dia da semana reservado para dar uma geral na casa, seja por você mesmo ou, por exemplo, a diarista. A pergunta da vez é: 
E a sua geladeira, possui uma rotina da limpeza? 
Se você soltou um tímido não, te darei bons motivos para mudar isso já!
            
Pouco adianta ter uma geladeira organizada se ela estiver suja. O ideal é que a cada 15 dias o equipamento seja limpo, evitando mau cheiro e dificuldade na remoção de manchas causadas por comida. No caso dos refrigeradores que necessitam de descongelamento, por conta do acúmulo de gelo, não se deve desligá-los à noite para limpá-los somente no dia seguinte, o que facilitaria os alimentos perecíveis a estragarem.

Na hora da limpeza, não esqueça de desligar a geladeira para economizar energia.  Faça a limpeza por etapas, para conseguir retirar tudo o que tem dentro sem se perder no meio a tantos produtos.

Entre os produtos que podemos recorrer para a limpeza interna estão os específicos para ela geladeira, encontrados nos supermercados (não se esqueça de ler as instruções de uso!!), álcool e hipoclorito; eles não contaminam os alimentos e são eficientes para remover as os fungos e bactérias, além de não deixarem cheiro.
Contudo, algumas receitas caseiras também dão conta do recado, por exemplo, a pasta de bicarbonato de sódio com água morna. No caso de prateleiras e outras partes removíveis, aproveite para lavá-las com detergente neutro.
Depois da limpeza, é hora da conservação do seu trabalho:
  • Ao descongelar carnes, coloque-as em um prato, para evitar que o sangue suje as prateleiras e/ou a água do gelo escorra;
  • Guarde as sobras de comida em potes com tampa, assim o odor não se espelhará para outros alimentos e nem impregnará a geladeira;
  • Ao armazenar produtos na embalagem original, como é o caso do leite, refrigerantes, sucos etc., lave as caixinhas, latas e garrafas antes de colocá-las na geladeira;
  • Mantenha as frutas, verduras e legumes em saquinhos específicos para isto, evitando o uso das sacolas do supermercado.

Para finalizar, perguntei para a nossa nutri sobre dicas caseiras para neutralizar odores:


Sobre deixar limão, casca de laranja, limão com cravo, pó de café, carvão, entre outros no interior da geladeira, eu não recomendo, uma vez que eles podem exalar algum odor que impregnem/passem aos alimentos e/ou preparações, além deles também estarem sujeitos à deterioração.

Geladeira limpa e organizada é saúde para toda a família!

Espero que tenham gostado desse post escrito a quatro mãos com a nossa nutri querida!

Um forte abraço a todos e uma ótima semana!

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Ótimas dicas! Manter a geladeira limpa e organizada também é saúde. Sempre aprendendo… Bjs M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *