Vitamina é bom, mas em excesso… (Tudo sobre as Hipervitaminoses)

Hormônios & Pele: Entrevista com a Dra. Fany Chen, Dermatologista
9 de janeiro de 2017
SONO & SAÚDE: o impacto profundo que a falta de sono causa na nossa qualidade de vida
23 de janeiro de 2017
As vitaminas são substâncias que são essenciais ao funcionamento do organismo porém não são produzidas pelo corpo.  Com isso, a alimentação é a principal fonte de vitaminas.

Muito se fala sobre a carência das vitaminas e seu impacto para a saúde.  No entanto, com um maior acesso aos suplementos vitamínicos e a disseminação de informação pelas redes sociais, a “automedicação” e “autosuplementação” (pessoas fazendo uso de suplementos e vitaminas por conta própria), uma situação antes rara passou a ser importante: a HIPERVITAMINOSE ou Intoxicação por vitaminas (que dificilmente ocorreria se nossa fonte de vitaminas fosse somente a alimentação natural).


Neste post vou comentar de forma bastante resumida e prática quais são as principais vitaminas, seus principais efeitos no organismo e as consequências do excesso delas para o corpo.

Quais são as principais vitaminas?

Vou começar com uma tabela que explica o papel de cada vitamina e suas principais fontes alimentares:


Quais são os sintomas do excesso das vitaminas?

Abaixo, uma tabela resumida dos sintomas da intoxicação por vitaminas:



Para mais informações a respeito, acesse o documento da anvisa sobre a ingesta diária recomendada dos principais nutrientes: clique aqui.

O objetivo deste post não é substituir uma avaliação médica ou do nutricionista e sim alertar para o perigo da automedicação. Se você deseja ter saúde e evitar carências nutricionais, consuma alimentos naturais e tenha uma dieta variada.  Jamais use suplementos e vitaminas por conta própria! E se tiver dúvidas ou algum outro sintoma, procure um profissional da sua confiança para avaliar suas queixas e sua alimentação.

Espero que tenham gostado do post!

Um forte abraço a todos e uma ótima semana!

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    É como se diz: vitamina se compra na feira e no supermercado… Comer bem e variando os alimentos para ter uma saúde perfeita. Vamos às compras! Bjs M

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *