As 4 curvas da Pandemia
Olá queridos! Esses dias recebi uma imagem num grupo de WhatsApp que tocou muito meu coração. Ela demonstra as 4 curvas de impacto da pandemia na saúde, ao longo do tempo.
No gráfico, vemos:
- Primeira curva: mais precoce, tem relação com a morbi-mortalidade imediata da infecção pelo COVID19;
- Segunda curva: um pouco menos aguda, tem relação com o impacto da restrição de recursos em condições de saúde urgentes não relacionadas ao COVID19;
- Terceira curva: um pouco mais tardia, fala do impacto da interrupção do cuidado nas condições crônicas;
- Quarta curva: mais tardia e mais prolongada (e também mais alta), fala do trauma psíquico, adoecimento mental, dano econômico e burnout.
É exatamente por isso que desde o início da pandemia eu tenho falado exaustivamente sobre a nossa saúde emocional. Não porque eu não ache pertinente falar do uso de máscaras, da importância de ficar em casa ou dos avanços em novos medicamentos. Isso é sim importante e já tem muita gente boa falando sobre isso.
Mas eu acho ainda mais importante falar sobre ESTRATÉGIAS PESSOAIS DE ENFRENTAMENTO. Porque o impacto agudo será sanado, o mundo inteiro está engajado nesse enfrentamento mais “prático” (assim eu acredito e tenho fé). Mas a habilidade de enfrentamento individual, de lidar com isso da forma mais equilibrada, sem pirar e sem quebrar (econômica e psicologicamente), somente cada um de nós pode cuidar.
É por isso que eu venho falando sobre primeiros socorros emocionais, espiritualidade e autocuidado. E é por isso que eu acho que não devemos negligenciar essa esfera da saúde – pois segundo as previsões deste gráfico, são as consequências nesta esfera que vamos ter que enfrentar pelos próximos meses (ou anos), passado esse perigo inicial.
Não estou aqui para desviar o foco de vocês das estratégias básicas. Estou aqui para alertar sobre as estratégias de longo prazo que devem começar a ser tomadas agora. Compartilhei vários conteúdos falando sobre como agir em relação a isso (veja abaixo), mas o resumo de tudo é:
1) FOCO NO MOMENTO PRESENTE
2) EMPATIA.
Se conseguirmos manter em foco essas duas premissas básicas, teremos forças para lidar com as 4 ondas que ainda estão por vir. E se você precisar de ajuda, lembre-se: você não está sozinho. Vamos juntos!
Um grande abraço a todos!
Veja abaixo os conteúdos que podem te inspirar:
12/04/2020 @ 09:35
Parabéns Dra. Juliana !
Isto sim é um trabalho sério e que muito ajuda a sociedade tomar decisões coerentes e adequadas.
Obrigado !
12/04/2020 @ 09:36
Muito obrigada Se. Omar! Grande abraço!