Avaliação de exames
A avaliação de exames é uma demanda muito comum no dia-a-dia do médico e faz parte do escopo das condutas diagnósticas que fazemos no cuidado dos pacientes. E isso deve ser feito durante a consulta mas eventualmente, pode também ser feito posteriormente (dependendo do caso).
Sexta-feira é o dia que eu normalmente tiro para avaliar os exames dos meus pacientes do consultório, que eles me enviam por e-mail e eu vou contar pra vocês como é feita essa avaliação.
Para cada caso eu preciso primeiramente abrir o email e baixar os exames (quando o paciente me facilita e já envia, mas tem casos que ainda preciso acessar o site do laboratório para baixar o exame e isso toma um pouco mais de tempo).
Depois, eu abro o prontuário do paciente, relembro o caso, vejo a conduta da última consulta, transcrevo os exames, comparo com os anteriores, em alguns casos preciso entrar em contato com o paciente, tirar dúvidas, ver se estava usando o medicamento corretamente e em que dose… e só então formulo um diagnóstico e uma conduta (ainda que essa conduta seja solicitar uma consulta mais rápido do que o planejado ou pedir um exame mais aprofundado antes da consulta).
Todo esse processo leva em média (no meu caso) de 10 a 30 minutos, cada caso. Em geral, numa semana normal, esse tipo de avaliação me toma de 2 a 4 horas de trabalho, lembrando que estas horas são horas de um trabalho sério, cheio de responsabilidades e não remunerado. E eu só consigo fazer isso porque conheço muito bem meus pacientes e porque a maioria das avaliações é só para saber se a pessoa precisa voltar em consulta com urgência ou não.
O código de ética médica no seu artigo 37 diz que o médico não pode realizar procedimento diagnóstico ou terapêutico sem avaliação PRESENCIAL do paciente, salvo em casos especiais.
E diante de tudo isso, quando alguém me manda um inbox ou direct pedido pra eu ver exames ou mesmo se me aborda no corredor do hospital pedido pra eu dar “só uma olhadinha” do exame da prima/amiga/vizinha eu fico pensando que talvez essa pessoa (e a maioria das pessoas) não sabe de verdade tudo o que está por trás dessa “olhadinha”.
Por isso decidi escrever esse post… não para fazer queixa ou reclamar de quem me pede pra ver exames… mas para mostrar pra vocês um pouquinho o que é estar no outro lado.
E agora, sabendo de tudo isso, eu te pergunto: você prefere que o SEU médico veja o seu exame levando em conta todo o seu histórico, exame físico, exames anteriores e sintomas atuais… ou que um médico desconhecido dê uma passadinha de olho e um palpite qualquer? (porque sim, sem avaliação detalhada é mais palpite do que diagnóstico)
Tenho certeza que se você se importa com a sua saúde e se respeita a ética do trabalho médico vai concordar que é muito melhor que essa avaliação seja feita na consulta e não no corredor!
Coloca aqui nos comentários o que você pensa sobre isso!
Um grande abraço a todos!