“Bacalhoada” vegana por Maria Julia Rosa
Dando continuidade ao nosso especial “Receitas de família em versão Veg”, a receita hoje é a do “Bacalhau” a portuguesa.
Eu jurava que não ia ter como transformar essa receita em versão veg, mas a Maria Julia (Insta: @anutrivegana) conseguiu! E abriu a caixa preta pra gente, mores! Olha que legal!
“Eu amo transformar receitas tradicionais nas suas versões veganas. Ficam tão saborosas (ou mais) que as originais, além de serem incrivelmente melhores para nossa saúde, causarem menores impactos ao meio ambiente e preservarem os animais.
Essa receita eu desenvolvi, em conjunto com a nossa chef @leelaorth para o meu restaurante, o @ve_vegano, para o Natal do ano passado. E vou compartilhar com vocês hoje, a pedido da minha amiga Dra Juliana, que admiro muito!
Aqui vai a receita:
Ingredientes:
- 1 kg de batatas inglesas
- 500 g de carne de jaca cozida e desfiada*
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva
- Sal a gosto
- 2 dentes de alho
- 500 ml de leite de coco ou outro leite vegetal
- 1 pimentão vermelho
- 2 pimentões amarelos
- 2 cebolas médias
- 3 tomates médios
- 1/2 xic de azeitonas pretas fatiadas
- 2 folhas de alga nori
Preparo:
- Higienize as batatas, descasque, cozinhe e corte em rodelas.
- Tempere as batatas com sal, azeite, alho amassados e leite de coco.
- Corte em rodelas as cebolas, tomates e pimentões.
- Refogue a carne de jaca com azeite e alho, acrescente nela as algas picadinhas (é o que vai lembrar o gosto do peixe).
- Agora monte a bacalhoada! Primeira camada com um pouco do leite de coco e as batatas, segunda camada carne de jaca, terceira pimentões, quarta cebola, quinta camada tomates e por último azeitonas, regando com o azeite por cima.
- Levar ao forno pré aquecido a 250°C até que tudo fique macio, aproximadamente 20 minutos.
- Se quiser coloque cheiro verde picadinho, na hora de servir.
Dica bônus:
Para fazer a carne de jaca, você deve escolher uma jaca verde, cortá-la grosseiramente em pedaços grandes e levá-la ao fogo, na panela de pressão, por 30 minutos. Ao desligar, ela estará bem macia e se desfiando, dando a aparência de um peixe, como o bacalhau.
Fica delicioso! Um convite a experimentar novos sabores e texturas, mantendo assim mesmo as tradições e lembranças familiares. Quem fizer, me marca pra eu ver! @anutrivegana”
Maria Julia, muito obrigada por compartilhar essa receita! Eu amei!
Espero que gostem!
Um grande abraço a todos!