Celebrando vitórias
Esses dias estava conversando com amigos sobre a importância de celebrarmos nossas vitórias. E queria compartilhar com vocês uma reflexão importante que tive durante essa conversa.
Fui criada numa cultura onde o fracasso era extremamente vergonhoso e barulhento e “tirar 10” não era mais do que a obrigação. Estudei em escolas muito tradicionais no Rio de Janeiro que reforçavam essa cultura. Vivia com mensagens subliminares rondando a minha mente, que diziam: “se eu falhar todo mundo vai ficar sabendo” e ”se eu vencer, não posso contar pra ninguém, pois vou ser considerada arrogante”.
E por mais que com o tempo e a maturidade eu tenha superado (racionalmente) essas crenças, percebi que elas ainda tinham raízes no meu emocional quando me dei conta que não celebro minhas vitórias com frequência. Morro de vergonha de postar uma foto de uma conquista – falar sobre isso, menos ainda.
Há alguns dias, precisei montar uma aula sobre o meu trabalho de Doutorado que me fez fazer um retrospecto de toda a minha vida científica. Separei os artigos publicados (frutos desse trabalho) e me dei conta de que eu fiz muita coisa legal – e comemorei muito pouco. Acho que só me permitia comemorar quando era algo grandioso (como a formatura da faculdade ou a defesa do doutorado). Mas as pequenas coisas acabavam passando em branco – afinal, “não era mais do que a minha obrigação”…
Quando levei a questão para os meus amigos, eles disseram que tinham o hábito de celebrar cada vitória, por menor que fosse. Cada venda, cada novo cliente, cada meta alcançada em seus trabalhos. E então eu pensei: preciso me inspirar neles e mudar isso.
Comecei a compartilhar com vocês (nos stories) cada capítulo finalizado do meu livro. Cada aparição na mídia ou colaboração com outros colegas. Mas então entendi que os stories duram só 24 horas – ou seja, no fundo ainda sentia vergonha de expor minhas conquistas. Então eu senti de fazer esse post, compartilhando com vocês esse meu desafio pessoal e me colocando a prova, ao postar algumas das minhas pequenas vitórias (e rezando aqui dentro para ninguém me achar arrogante).
Esse post então é uma celebração as últimas pequenas conquistas profissionais: as consultorias que fiz para a mídia. Nos últimos meses, dei consultoria para a imprensa em várias matérias e arrastando pro lado você vai ver algumas delas.
Espero que com esse post vocês possam comemorar comigo mais essa conquista – e que se inspirem também a celebrar cada pequena vitória de vocês (profissional ou não).
Vamos juntos fazer valer cada passo dessa linda estrada que é a vida!
Um grande abraço a todos!