Combos proteicos pelo mundo
Uma das grandes dúvidas de quem decide reduzir o consumo de carne ou mesmo se tornar vegetariano é justamente sobre como adequar as proteínas.
A verdade é que praticamente todos os alimentos de origem vegetal contém proteínas (em menor ou maior quantidade), até mesmo as hortaliças! No entanto, o senso comum associa a palavra “proteína” com “proteína animal” e por isso o mito de que a alimentação vegetariana é pobre em proteínas ficou enraizado no nosso “senso comum”.
Um outro fator que contribuiu para a disseminação desse mito é o conceito de que proteína vegetal não possui todos os aminoácidos essenciais na sua composição. Realmente, quando uma fonte isolada de proteína vegetal é comparada com uma fonte de proteína animal, o perfil de aminoácidos da proteína vegetal pode não contemplar todos os aminoácidos essenciais.
Porém, na vida real, não comemos um alimento isolado. O maior exemplo disso é o arroz com feijão!
E o que eu acho mais interessante de tudo isso é que a combinação de uma leguminosa (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico etc) com um cereal (arroz, milho, trigo) garante a presença de todos os aminoácidos essenciais. E quando olhamos pratos típicos de vários países vemos essa combinação presente.
Nossos antepassados tinham sabedoria!
Então resolvi fazer uma pesquisa com esse “combo proteico” ao redor do mundo e descobri alguns pratos bem interessantes! Veja o resultado (arrastando a foto pro lado):
- Brasil – arroz com feijão
- México – tortilla de milho com chilli de feijão mexicano
- Iraque (e outros países árabes) – Mjadra (arroz com lentilha)
- Líbano e síria – homus com pão árabe
- Japão – missô (pasta de soja com arroz)
- Índia – semosa de lentilha (pastelzinho feito de farinha de trigo)
- Etiópia – injera com legumes, lentilha e grão de bico
- Itália – minestrone – sopão feito de hortaliças, feijão e massa
Espero que esse post te inspire a testar a sabedoria da culinária do mundo!
Um grande abraço a todos!