[Especial Semana da Tireóide] Autoexame, Mitos e Verdades, Disfunções Tireoidianas na Criança & Adolescente e na Gestação
No dia 25 de maio é comemorado o Dia Internacional da Tireoide e também o dia que encerra a campanha “Semana Internacional da Tireoide”. Ao longo da última semana, fiz uma série de posts nas redes sociais falando sobre temas relacionados à tireoide e no post de hoje faço um resumo destas publicações.
Vídeo no YouTube explicando tudo sobre a tireóide!
Se você ainda não assistiu, segue abaixo:
O “Auto-Exame” da Tireóide
Basta você elevar o pescoço e, de frente pro espelho, beber um gole de água. Sua tireoide vai subir e descer.
Ela pode não ser visível (e isso é normal). No entanto, se ela estiver aumentada ou com nódulos aparentes, procure um endocrinologista para avaliação.
Cuidem-se! Para uma vida sempre saudável!
Mitos e Verdades sobre a Tireóide
❌ É preciso dosar T3 e T3 reverso sempre 🚫
❌ a reposição de T3 é útil no emagrecimento 🚫
❌ a reposição de T3 é útil no tratamento de cansaço ou fadiga 🚫
✔️ Cada caso é um caso e cada pessoa é diferente da outra: diagnósticos e tratamentos sevem ser sempre individualizados, após uma avaliação médica presencial e completa! (nunca por redes sociais)
Disfunções da Tireóide na Criança e no Adolescente
Continuando o nosso especial Tireóide, abordei um pouco do impacto das alterações dos hormônios tireoidianos na criança e no adolescente.
🙋 Além dos sintomas semelhantes aos adultos (que eu comentei no vídeo), na faixa etária pediátrica disfunções tireoidianas podem atrapalhar o crescimento e o desenvolvimento da puberdade, causando um grande impacto na saúde dos pequenos. Um dos sintomas frequentes é a dificuldade escolar e falta de concentração.
👶 Na criança, a tireoide normalmente não é palpável (pelo tamanho mesmo) e é na adolescência que ela começa a crescer até chegar no seu tamanho final de adulto. Por isso, nessa idade pode surgir o que chamamos de “bócio fisiológico” (um aumento da tireoide que é normal nesta idade). Por isso, antes da adolescência, TODOS os bócios devem ser investigados. Na adolescência também, apesar da chance de ser um bócio fisiológico ser maior.
🙆 Também é menos frequente a presença de nódulos na tireoide e se você notar algum caroço em seu filho (a), procure imediatamente o pediatra para uma avaliação e possível encaminhamento para o Endocrinologista Pediatra.
Hipotireoidismo Congênito e o Teste do Pezinho
Disfunções Tireoidianas na Gestação
Por outro lado, se a mãe tem alguma disfunção da tireóide (hipo ou hipertireoidismo), mesmo que a tireóide do bebê seja normal, essa desregulação hormonal também passa para o bebê podendo gerar problemas tanto durante a gravidez quanto no parto.
Por este motivo, a avaliação da função tireoidiana deve ser feita em todas as gestantes com fatores de risco para doenças da tireóide. Na dúvida, converse com seu médico e cuide-se sempre!
Marilena
29/05/2017 @ 21:41
Gostei muito do post. Graças a Semana da Tireóide pudemos conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre as doenças ligadas a essa glândula. E ficou fácil o entendimento para leigos como eu. Parabéns pelo texto! Bjs M