O Perigo Real por trás das CARNES PROCESSADAS
Dra. Juliana Gabriel Alimentação Vegetariana e Vegana, Palavra da Nutri, Uncategorized carnes processadas, nutrição, nutricionista, veganismo 0

O Perigo Real Por Trás das Carnes Processadas
Sim, eu sei que parece chocante e soa como uma notícia sensacionalista, mas esta informação é real e baseada em pesquisas científicas. Estou aqui para te falar que não está tudo bem consumir um presuntinho ou um peito de peru de vez em quando, da mesma forma que não está tudo bem fumar um cigarro ocasionalmente.
A Relação Entre Carnes Processadas e Câncer
Vocês sabem que discutimos muito sobre dieta vegetariana e veganismo aqui, mas quero deixar claro que minha escolha pessoal de não comer carnes e derivados de animais não influencia o que vou falar hoje. Vou traduzir um conteúdo técnico para uma linguagem mais fácil de entender, baseado na lista de classificação da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).
Classificação da IARC
Em 2015, a IARC, um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou as carnes processadas no grupo 1 da lista de carcinogênicos. Veja a seguir os grupos e suas definições:
- Grupo 1: Carcinogênicos – Elementos com evidência suficiente ou forte de que causam câncer em humanos.
- Grupo 2A: Provavelmente Carcinogênicos – Elementos com evidência limitada em humanos, mas evidência suficiente em animais.
- Grupo 2B: Possivelmente Carcinogênicos – Elementos com evidência limitada tanto em humanos quanto em animais.
Carnes Processadas no Grupo 1
O consumo de carnes processadas, como presunto, salame, peito de peru, bacon, salsicha e linguiça, está no grupo 1, junto com o tabagismo e a exposição à radiação solar. Isso significa que há evidências fortes de que esses alimentos causam câncer em humanos, especificamente câncer colorretal.
Carnes Vermelhas no Grupo 2A
A carne vermelha está classificada no grupo 2A, indicando que é provavelmente carcinogênica.
O Perigo das Carnes Processadas
Precisamos entender quem são as carnes processadas: presunto, salame, peito de peru, bacon, salsicha e linguiça. Mesmo as versões artesanais desses alimentos, embora sejam um pouco menos prejudiciais, não justificam um consumo diário ou em grande quantidade. No Brasil, mesmo os produtos artesanais precisam de aditivos para a conservação, que são prejudiciais à saúde.
Consumir carnes processadas é cancerígeno, assim como fumar. Todo mundo conhece alguém que fumou a vida toda e acabou desenvolvendo câncer de pulmão. Com as carnes processadas, estamos falando principalmente de câncer colorretal.
A Gravidade do Assunto
Esse é um assunto muito sério e espero que este post tenha aberto seus olhos sobre os perigos desses alimentos. Se você costuma consumi-los, sugiro que passe a reduzir a quantidade e a frequência.
Conclusão
É fundamental repensar nossos hábitos alimentares para promover uma vida mais saudável. Me conte o que você achou sobre esse assunto nos comentários!
Por: