A especialidade Endocrinologia e Metabologia é, dentro da grande área da Medicina, uma especialidade relativamente jovem (quando comparada com áreas tradicionais como Cardiologia e Cirurgia). Por isso mesmo, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que faz realmente o Médico Endocrinologista, quais doenças ele trata, qual a diferença entre o Endocrinologista, o Nutrólogo, o Nutricionista… O objetivo deste artigo é tentar esclarecer um pouco mais sobre esta jovem porém importantíssima especialidade clínica.
A Endocrinologia é a especialidade que cuida da regulação hormonal do nosso organismo. Por isso mesmo, antes de começar a explicar a área de atuação destes profissionais, é necessário esclarecer um pouco mais sobre os hormônios. Hormônios são substâncias que o nosso próprio corpo produz e que atuam como “mensageiros”. Para que nosso corpo esteja sempre em equilíbrio, é necessário que suas funções sejam estreitamente reguladas. E para cada função do corpo existe pelo menos um hormônio que envia a mensagem de “aumentar” aquela função e outro que envia a mensagem oposta, de “diminuir” aquela função. Este balanço entre mais e menos faz com que aquela função específica esteja mais “ativa” ou “inativa” de acordo com as necessidades do corpo.
Vou dar como exemplo a frequência cardíaca (número de batimentos do coração por minuto). Nosso corpo precisa que o coração faça um certo número de batimentos para que estejamos vivos. No entanto, durante o exercício (por exemplo), é necessário que esse número de batimentos aumente. Existem hormônios que aceleram as batidas no coração. Por outro lado, quando paramos a atividade, o número de batimentos deve voltar ao normal e para isso, outros hormônios atuam, diminuindo e normalizando esses batimentos. Isso serve para quase todas as funções do corpo e isso nos leva a pensar que existem muitos, MUITOS hormônios sendo produzidos o tempo todo para que estejamos sempre em perfeito equilíbrio. (saiba mais sobre hormônios lendo este artigo – CLIQUE AQUI).
Quando existe alguma falha na produção de algum hormônio, a função executada por ele fica em desequilíbrio podendo gerar doenças. E justamente pelo fato dos hormônios estarem presentes na regulação de diversas funções, em diversos órgãos, muitas vezes os sintomas apresentados pelo indivíduo com disfunção hormonal podem ser confundidos com uma disfunção do órgão regulado por aquele hormônio. Usando novamente o exemplo da frequência cardíaca, um indivíduo em que os batimentos do coração estejam constantemente acelerados (taquicardia) pode estar sofrendo de um problema do próprio coração (como por exemplo uma arritmia) ou pode estar sofrendo de uma doença causada por hormônios que regulam estes batimentos (como por exemplo, excesso de hormônio da Tireóide, chamado “Hipertireoidismo”, que pode apresentar, entre outros sintomas, taquicardia).
Para completar, hormônios também são responsáveis pela regulação do que chamamos de “METABOLISMO”: de uma forma simplificada, é a habilidade que o corpo tem de extrair, estocar e consumir energia necessária para o seu funcionamento.
Isso exemplifica o quanto a Endocrinologia é uma especialidade abrangente do ponto de vista clínico, com uma enorme interface com outras especialidades (o que pode acabar gerando dúvidas na cabeça dos pacientes) – veja a tabela abaixo. E este profissional, além de ter grande conhecimento da clínica geral, deve estar capacitado a identificar os sintomas e diferenciar se o problema apresentado pelo paciente é devido a um desbalanço hormonal ou se é específico do órgão em questão.
Portanto, para se tornar um
especialista em Endocrinologia e Metabologia, o candidato deverá ser formado em Medicina e
ter dois anos de residência na especialidade ou cinco anos de trabalho
comprovado, além de ser aprovado em concurso anual para receber o título de
especialista promovido pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).
A NUTROLOGIA é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças relacionadas ao comportamento alimentar. Mais informações no site da Associação Brasileira de Nutrologia.
Já o NUTRICIONISTA é o profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação. Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registradas no órgão competente do Ministério da Educação. E estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição. Mais informações no site do Conselho Federal de Nutrição (CFN).
Espero com este artigo ter auxiliado no esclarecimento sobre a especialidade Endocrinologia e na divulgação da área de atuação desta especialidade.
Um grande abraço a todos e um ótimo dia!