Publicidade enganosa e seu impacto na saúde
Todos os dias somos bombardeados com propagandas do tipo:
- A dieta que seca barriga em 7 dias
- O chá que cura o diabetes definitivamente
- O batom emagrecedor
- A erva que cura o câncer
- O creme antirrugas que desbancou os dermatologistas
- E por aí vai…
Um dos grandes exemplos de publicidade de resultados são as do tipo “antes e depois”. É claro que adoramos ver a transformação das pessoas e o resultado de um produto ou tratamento, mas esse tipo de publicidade é proibido ao profissional médico. E você sabe por que?
Porque isso pode trazer riscos para o indivíduo. Não somente o risco de ter uma promessa não cumprida (pois é impossível garantir 100% o resultado de qualquer tratamento em TODAS as pessoas) mas riscos que não são tão tangíveis, como os riscos emocionais.
E quando se trata de emagrecimento, esse tipo de publicidade é muito comum. Isso porque perder peso não é algo simples e muitas vezes esse processo é demorado e cheio de altos e baixos, o que faz com que as pessoas tenham dificuldade de demora em alcançar o que desejam. Isso gera muita angústia e pessoas assim acabam sendo mais vulneráveis a certos tipos de publicidade, em especial as que prometem resultados rápidos.
Nos cards eu coloquei alguns exemplos relacionados ao emagrecimento: quando vemos esse tipo de publicidade, isso vai transmitindo uma mensagem subliminar para as pessoas de que emagrecer é algo simples, fácil, rápido e que se você não consegue, você que é problemático.
Acontece que esse tipo de propaganda, não só as de “antes e depois”, mas todas as que prometem resultados e milagres, podem trazer riscos como fazer a pessoa perder a confiança na equipe de saúde e abandonar seu tratamento, fazer a pessoa se sentir enganada pelos profissionais de saúde, fazer a pessoa que usa esses produtos e não emagrece se sentir inadequada, ou que no mínimo faz a pessoa gastar dinheiro com produtos sem nenhuma comprovação científica… esse tipo de propaganda É CRIME.
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Para conversar sobre isso, convidei a advogada e professora de Direito Penal Claudia Serpa e fizemos uma transmissão ao vivo no dia 9 de junho que foi super legal.
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Nós abordamos temas como: publicidade enganosa e abusiva, crimes contra a saúde pública, crimes contra as relações de consumo, impacto desse tipo de publicidade na saúde física do indivíduo e também na saúde emocional. São temas extremamente relevantes num mundo cada vez mais digital onde estamos cada vez mais expostos a esse tipo de publicidade.
Para assistir, é só clicar na miniatura abaixo. Espero que gostem pois o conteúdo ficou muito bacana.
Mas em resumo, quis trazer esse tema para que a gente possa refletir sobre isso: será que esse tipo de publicidade é realmente ético? É justo? É verdadeiro?.
Conta pra mim o que você acha sobre isso? Estou ansiosa pra ver seu comentário aqui embaixo!