Receita: capuccino vegano versão 2020!
Sempre que eu posto foto do meu café da manhã, ele está presente – e sempre tem alguém me pedindo a receita do meu capuccino vegano. Eu tenho um grande amor por essa receita pois ela foi a primeira que eu criei quando me tornei vegana, há quase 4 anos.
E ela foi a primeira justamente pois uma das coisas que atrasaram a minha transição foi a dificuldade de mudar hábitos, em especial quando esses hábitos incluíam a tal da “comida conforto”. Eu já tinha conseguido tirar o pão do café da manhã alguns anos antes, quando me descobri intolerante ao glúten… tirar também o capuccino seria mudar demais uma rotina de tantos anos.
Tem coisas que são mais fáceis de mudar, outras nem tanto. Então, quando comecei minha transição, comecei a fazer alguns testes em receitas para que eu pudesse ser vegana sem mexer tanto na minha rotina.
No começo, eu passei a fazer o capuccino usando 3/4 de xícara de leite vegetal comum e 1/4 de leite de côco (aquele grosso mesmo, de fazer bolo). O capuccino ficava super cremoso (e super calórico também). (veja o post antigo)
Depois me acostumei a usar apenas o leite vegetal mas percebia que os leites de oleaginosas (amêndoas, castanhas) e de amendoim traziam mais cremosidade que os de arroz, soja e coco. E então passei a fazer uma mistura de leites para chegar naquela consistência “cremosinha”.
Até que eu descobri o mini-mixer! Esse pequeno aparelhinho que mistura os ingredientes e deixa uma espuminha no topo, igual o capuccino tradicional! Hoje em dia eu não me preocupo mais em ter dois tipos de leite em casa. Faço com o que tiver e mexo no mixer!
Segue a receita:
Colocar num bule pequeno 1 xícara de leite vegetal, 2 colheres (café) de café solúvel (*), 2 colheres (café) de achocolatado vegano ou cacau em pó e a gosto: canela em pó e gengibre em pó. Misturar tudo com o mixer e esquentar sem deixar ferver. Depois é só tomar!
Variações:
Pode ser feito sem o chocolate e sem o gengibre em pó (seria o mais tradicional) ou com + 1 colher (café) de proteína vegetal sabor baunilha ou chocolate.
(*) Não use café coado pois tira a cremosidade. Sabemos que o café solúvel não é dos mais saudáveis, mas a idéia aqui é ser uma comida conforto e para isso o café solúvel funciona melhor.
Acredito que manter alguns hábitos (adaptando as receitas) é um bom caminho para que a sua mudança alimentar seja suave e sem sofrimento, só com amor! Espero que gostem da receita!