Relacionamento com o corpo
No post de ontem, eu comecei a falar sobre um assunto muito importante: nossa autoimagem. A forma como nos vemos. E o quanto isso é influenciado por uma série de coisas – geralmente externas a nós.
Nossa relação com o corpo é na verdade uma amostra da nossa relação com a gente mesmo, como um todo. A forma como enxergamos nosso corpo pode dizer muito sobre a forma como cuidamos da nossa saúde, como valorizamos nossos ganhos pessoais e profissionais e até mesmo a forma como nos posicionamos em nossos relacionamentos.
Pode dizer muito sobre o quanto nos amamos de verdade – de verdade mesmo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença – não apenas quando as coisas vão bem.
O problema é que olhar para isso (a forma como nos enxergamos) pode trazer a tona muitas questões, por vezes dolorosas. Dizer “em voz alta” que a gente no fundo não se ama tanto assim, que não se acha tão bonitx assim ou que não se acha tão bom assim (no trabalho, como mãe/pai, na cama…) pode doer tanto que é mais fácil ficar focado num detalhezinho qualquer (como o peso ou a celulite ou o cabelo ou a barriga ou…) e tornar isso tão enorme a ponto de nos distrair do que é a verdadeira questão.
Por isso, encarar essa questão pode simplesmente não ser possível sozinho. Ou pode demandar tempo e energia – que as vezes a gente não tem ou não dá conta agora. Mas dificilmente existe outro caminho para realmente curar e ressignificar nossa relação com o corpo.
O único caminho pra fora da dor é através dela.
É conhecer quem somos, nossas dores e amores, nossa luz e nossa sombra. E integrar tudo isso a ponto de nos aceitarmos como somos de forma tão intensa e verdadeira que nunca mais seremos vítimas de propagandas sedutoras do tipo “seca barriga em 7 dias”.
Essa é a forma como eu vejo a jornada de emagrecimento – como uma jornada de autoamor.
Esse é o jeito que eu escolhi trabalhar (assim como todos os colaboradores e parceiros que trabalham comigo). É assim que vai ser o meu livro e é assim que vai ser o grupo terapêutico que eu e a psicóloga Luiza Oliveira Machado estamos preparando – para quem quiser e estiver disposto a aprofundar na questão do relacionamento com o corpo.
Se você tem interesse no tema, preencha o formulário de intenção que está no link: CLIQUE AQUI.
Se você tem só curiosidade ou ainda não se sente prontx pra dar esse passo, não se preocupe – vai ter muito conteúdo gratuito por aqui falando sobre essas questões.
Um grande abraço, com muito amor.