Sejam bem vindos ao novo blog
Olá amores!
Estava há muito ensaiando para retomar o meu blog. Mas agora chegou a hora.
Quando comecei este blog, lá pelos idos de 2014-2015, a ideia inicial era ter um arquivo dos conteúdos sobre saúde que eu compartilhava com meus pacientes em consulta – assim, eu teria um repositório de textos de referência, quando eles tivessem dúvidas.
Mas também comecei a compartilhar esses textos com minha família (minha mãe e minhas tias e primas são minhas maiores incentivadoras!) e amigos… e fui recebendo feedbacks positivos, um foi encaminhando para o outro e então eu decidi começar a divulgar esses textos para mais pessoas.
Para isso, comecei uma página profissional no Facebook onde eu divulgava essas (e outras) informações. Logo o Instagram começou a ganhar espaço e os conteúdos começaram a ser divulgados por lá também.
Nesta época, eu não entendia nada de marketing ou algoritmo. Eu simplesmente ia postando e divulgando para esse pequeno círculo. Mas como vocês sabem, eu sou professora. Amo ensinar. E “blogar” começou a ganhar um espaço grande no meu coração – e na minha agenda também.
Ao longo desta trajetória, o meu projeto de educação em saúde foi crescendo e tomando outros rumos. Inicialmente, eu decidi “separar as coisas” pois acreditava que quem me acompanhava no perfil profissional (no face e no insta @dra.julianagabriel) queria ver EUzinha. Pois quando fazia posts de conteúdo tinha MUITO MENOS gente curtindo ou engajando do que quando eu postava uma foto (num evento, congresso, curso etc).
E aí criei o projeto Endocrinologia Para Todos – passei a colocar o conteúdo científico neste novo perfil (insta, face, site) e deixei os conteúdos com o lado humano por trás da médica no perfil profissional. Esse projeto – o Endocrinologia para todos – acabou deixando de ser blog e se tornando o meu canal do YouTube (mas a história dessa transição eu conto em outro post) e um site (um “portal”) com os arquivos de todos os vídeos.
E nesse meio tempo, veio também o projeto Autoconsciência Alimentar 360 . Como no início deste projeto eu tinha um sócio, abri mais um perfil separado (Instagram, Facebook e site). Depois veio o curso online (ainda não lançado) Semiologia Endocrina e com isso, mais um perfil pra administrar. E cada um desses projetos com um site, Facebook e Insta diferente, conteúdos diferentes, agendas diferentes…
E no começo foi importante essa separação, para que eu pudesse aprender sobre os diferentes públicos e testar diferentes formas de fazer as coisas. Ao longo desse tempo, eu também abri o leque, fiz cursos de marketing, tive ajuda de diferentes pessoas. Porém, amores, por trás de todos esses projetos existia uma pessoa só: eu. E por mais que eu tivesse tido em alguns momentos algumas pessoas me ajudando, no fim das contas, quem fazia e faz tudo sou eu.
E aí, aconteceu o inevitável: tive um episódio de estresse e burnout (síndrome do esgotamento emocional) – se você não sabe do que se trata, tem um post aqui no blog falando sobre isso (clique aqui para ler) – porque eu falo sobre o que eu sei e sobre o que eu sinto, como vocês bem sabem (jornalismo verdade né mores?). E esse episódio me fez repensar minhas estratégias e olhar um pouco mais para isso tudo.
E esse episódio me fez também ter coragem de escrever com tanta honestidade sobre os meus processos (como eu venho fazendo ultimamente lá nas redes sociais), e isso antes era uma coisa inimaginável, mas com toda essa jornada de me conhecer, aprendi que o caminho para fora de todo sofrimento é ser quem a gente é. E integrar todas as nossas partes. Então passou a não fazer mais tanto sentido ter 4 contas no Instagram, 4 sites, 4 faces e 4 canais do youtube.
O processo agora é me tornar um. Primeiro, um comigo mesma e então, um com o todo. E ao longo dessa jornada, percebi que muitas pessoas ao meu redor sofriam porque também estavam separadas de si mesmas. E cada vez mais tenho buscado ajudar essas pessoas (meus pacientes, alunos, e até vocês, amigos virtuais) a se integrar de novo – A SE TORNAR INTEIRO.
Eu acredito fortemente, como médica e como ser humano, que não existe CURA sem um cuidado INTEGRAL, de todas as esferas do ser: corpo, mente e espírito (*). E seria muita incongruência da minha parte manter todo o meu trabalho separado em retalhos. Agora é a hora de costurar a colcha.
(*) não no sentido religioso, no sentido dos sentimentos mais profundos de nossa alma
Então, amores, em 2020 algumas mudanças estão acontecendo no meu trabalho. Meu novo site já está no ar e em breve, dentro dele, vai estar também todo o conteúdo dos sites do Autoconsciência Alimentar 360 e do Endocrinologia Para Todos. E esse novo blog vai trazer todos esses conteúdos pra vocês.
Algumas mudanças nos cursos também vão acontecer em 2020 – esse ano eu vou fazer um número menor de turmas presenciais em Campinas para poder me focar mais nos cursos online (já tem curso novo no forno!). E para também ter mais possibilidade de levar o projeto Autoconsciência Alimentar 360 para outras cidades do Brasil (um dos meus grandes sonhos!).
Porém, fazer tudo isso só vai ser possível se eu conseguir levar adiante a mentalidade ESSENCIALISTA que eu tanto prego (vou fazer mais posts sobre isso, com certeza). Só vai ser possível se eu começar a abrir mão do que é interessante para focar toda minha energia no que é VERDADEIRAMENTE IMPORTANTE.
E esse é o meu desafio para 2020.
Não sei se vou conseguir colocar em prática tudo o que eu planejei. Mas espero ter vocês ao meu lado ao longo dessa linda e desafiadora jornada que é empreender, inovar e se conhecer.
Vamos juntos?
Um grande abraço, com muito amor!
(*) agradeço enormemente ao Geraldo da Fluvial Web por me ajudar em todo esse processo!