Sobre CÁLCIO e Vitamina D (Parte I)
O cálcio é um mineral importantíssimo para a homeostase (bom funcionamento) do organismo, pois participa de várias funções, tais como:
muscular;
O esqueleto é, além do grande sustentador do nosso corpo, um grande reservatório de cálcio, garantindo que este mineral nunca falte para os tecidos. Em situações onde existe falta de cálcio (por exemplo, quando a ingesta alimentar não é adequada), o corpo lança mão deste “reservatório”. E se essa situação se repete com frequência, pode ocorrer a “desmineralização” dos ossos, levando à osteopenia e osteoporose (falarei mais sobre osteoporose num próximo post).
Convidei a nutricionista Natália de Almeida (CRN-SP 341991) para responder algumas perguntas sobre o cálcio na alimentação:
1) Quais são as principais fontes de cálcio da alimentação?
Dra. Natália: Então, aqui caímos no tradicional leite e derivados, como queijos e iogurtes. Além de terem cálcio, esse grupo de alimentos são compostos pela lactose, que por sua vez contribui com a absorção do cálcio no nosso intestino. A vitamina D também é importante no processo do metabolismo deste mineral e, por consequência, na manutenção da saúde óssea, pois ela mantém o nível de cálcio normalizado no sangue.
2) E quais são estas fontes de cálcio para as pessoas que tem intolerância à lactose?
Dra. Natália: Hoje existe uma gama de produtos muito variada no mercado no que diz respeito a produtos zero lactose, facilitando a vida de quem tem intolerância, por exemplo, leite em pó e queijo tipo cottage. Já para quem não gosta das fontes lácteas ou é vegetariano/vegano a presença de outros alimentos na dieta consegue, sim, suprir a demanda diária de cálcio: leguminosas, com destaque para o feijão branco; couve manteiga, brócolis e espinafre cozidos; tofu; entre os temperos naturais, o manjericão. Para quem come peixe, a sardinha fresca é uma boa opção, com custo não muito elevado.
3) Tem alguma dica ou receita para os leitores do blog substituírem o leite do café da manhã por outra opção rica em cálcio?
Dra. Natália: Para quem não abre mão do café com leite, versões 0 lactose de leite são encontradas com bastante facilidade nas grandes redes de supermercado. Agora, se você quiser variedade, o suco verde com couve é uma boa pedida, sendo que as combinações são infinitas, variando com o gosto de cada um. Entre as opções, tem-se:
200ml de água de coco
1 maçã verde pequena com casca
1 rodela pequena de gengibre
Dra. Natália, muito obrigada pelas dicas e pela disponibilidade!
Segue o contato da nossa super-nutri: naty.2703@yahoo.com.br
Na próxima semana, o post será sobre vitamina D!
Espero que tenham gostado!
Um grande abraço a todos e uma ótima semana!