7 Motivos para sua Testosterona estar baixa, mas que NÃO indicam doença
Quando falamos sobre testosterona baixa, a primeira coisa que pode vir à mente é a presença de uma doença ou condição médica relacionada diretamente função hormonal masculina.
No entanto, há vários outros motivos, muitas vezes pouco conhecidos, que podem levar à redução deste importante hormônio sem indicar uma doença do testículo ou do eixo hormonal.
Vamos explorar sete desses motivos e entender como eles impactam os níveis de testosterona.
O que pode causar a Testosterona baixa?
1. Estresse emocional
O estresse não afeta apenas sua saúde mental; ele também pode ter um impacto significativo nos seus níveis hormonais. Situações de alta tensão podem levar a um aumento do hormônio cortisol, que por sua vez leva a uma redução na produção de testosterona, alterando o equilíbrio hormonal do seu corpo.
2. Problemas de sono
Uma boa noite de sono é crucial para a manutenção do equilíbrio entre os hormônios cortisol e melatonina. Distúrbios como insônia ou apneia do sono podem perturbar esse equilíbrio, causando a queda da testosterona.
3. Doença aguda grave
Episódios de doenças agudas, como infecções graves, traumas e procedimentos cirúrgicos podem temporariamente suprimir a produção de testosterona, um fenômeno geralmente reversível após a recuperação.
4. Doença Crônica não controlada
Condições crônicas como diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, asma grave, doença hepática ou renal crônica e doenças cardiovasculares também podem influenciar os níveis de testosterona, principalmente quando não estão bem controladas. Isso demonstra a importância de um manejo eficaz dessas condições, pois a melhora da condição de base leva consequentemente a uma melhora na testosterona e em outros parâmetros que podem ter sido alterados.
5. Estresse Físico
Fatores como baixa ingestão calórica prolongada e excesso de treinamento físico podem levar à queda nos níveis de testosterona, uma condição conhecida como “hipogonadismo funcional”, que também é reversível com o reequilíbrio entre o nível de atividade física e nutrição adequada.
6. Envelhecimento Natural
Com o envelhecimento, é natural que ocorra uma diminuição gradual nos níveis de testosterona assim como de vários outros hormônios. Esse processo é uma parte normal do envelhecimento masculino e não necessita tratamento.
Ao contrário, estudos mostram que a tentativa de elevar os índices de testosterona para níveis da juventude, nessa fase da vida, pode trazer riscos à saúde.
7. Fatores ambientais e estilo de vida
Exposições ambientais a químicos (os chamados desreguladores endócrinos – “endocrine disrupting chemicals”) e escolhas de estilo de vida, como sedentarismo ou tabagismo, também podem afetar a produção da testosterona.
Conclusão
A compreensão desses sete motivos é fundamental para desmistificar a testosterona baixa pois NEM SEMPRE UM NÍVEL BAIXO DE TESTOSTERONA SIGNIFICA DOENÇA E NECESSITA TRATAMENTO!
Infelizmente, vemos muito nas redes sociais uma apologia ao uso da testosterona, com base apenas na dosagem sérica da mesma, sem investigação mais aprofundada. No entanto, essa prática não é embasada pela ciência.
É sempre importante consultar um profissional de saúde se houver preocupações com os níveis hormonais, para que seja feita a investigação da causa. Pois muitos desses fatores podem ser gerenciados com mudanças de estilo de vida ou intervenções temporárias, levando a normalização da testosterona sem necessitar do uso do hormônio.
Conhecer seu corpo e como ele responde a diferentes estímulos pode ajudá-lo a manter um equilíbrio saudável e a tomar decisões mais informadas sobre sua saúde.