Neurodiversidade & Neurodivergênica – Tem diferença?
Neurodiversidade e Neurodivergência: Tem Diferença?
Introdução
O termo neurodiversidade é usado para descrever a pluralidade neurocognitiva que se apresenta em todas as populações. Também descreve um movimento social popular para descrever o ativismo de autistas, pessoas com TDAH e outras condições.
Definindo Neurodiversidade
A neurodiversidade reconhece e celebra a diversidade de cérebros e mentes humanas. O conceito foi introduzido por Harvey Blume e Judy Singer nos anos 90 e abrange diversas condições neurológicas.
O Que é Neurodivergência?
Já o termo neurodivergente, como adjetivo, foi criado pela ativista Kassiane Asasumasu para se referir a uma pessoa com alguma diferença neurológica significativa. Alguns exemplos de pessoas neurodivergentes são os autistas e os superdotados.
Exemplos de Neurodivergência
Neurodivergência pode incluir condições como autismo, TDAH, Síndrome de Tourette, dislexia e superdotação. Cada uma dessas condições apresenta características únicas que contribuem para a pluralidade neurocognitiva.
Leitura Recomendada
Para quem quiser se aprofundar no assunto, vale muito a pena ler “O que é neurodiversidade?”, um primoroso e atual trabalho do jornalista e ativista Thiago de Abreu.
Fonte
Abreu, Thiago. O que é neurodiversidade? / Thiago Abreu. – Goiânia: Cânone Editorial, 2021.