Efeitos da Corrida na Saúde Mental: Mais do que Apenas Exercício Físico
A corrida é frequentemente celebrada por seus benefícios físicos, mas você sabia que também pode ser uma poderosa ferramenta para melhorar a saúde mental?
E eu posso dizer que experimentei isso na minha própria vida. Após a pandemia de COVID-19, me vi com sintomas de ansiedade. Minha psicóloga na época me recomendou voltar a correr (tinha parado quase 10 anos antes) e o efeito na melhora da minha saúde foi tão grande que continuei e continuo correndo até hoje!
E com a crescente conscientização sobre a importância da saúde mental, especialmente durante o Setembro Amarelo, no post de hoje trago um resumo de evidências científicas que mostram como a corrida pode ser uma ferramenta complementar valiosa (e super acessível) às terapias tradicionais para as questões de saúde mental.
Benefícios Psicológicos da Corrida
Melhoria do Humor e Redução do Estresse
Estudos demonstram que a corrida pode rapidamente elevar o humor e até oferecer benefícios a longo prazo para o manejo do estresse e da ansiedade. O exercício físico, incluindo a corrida, libera endorfinas, conhecidas como os ‘hormônios da felicidade’, que naturalmente elevam o espírito e combatem o estresse.
E esse efeito acontece não apenas por conta das endorfinas. Outros aspectos da corrida – como estar ao ar livre, fazer parte de um grupo, se sentir pertencente – também contribuem para a melhora no índice geral de felicidade.
Efeito Comparável a Antidepressivos
Diversos estudos já compararam a corrida com antidepressivos com resultados semelhantes. Em uma pesquisa publicada recentemente, envolvendo 141 pacientes com depressão e transtornos de ansiedade que foram acompanhados durante 16 semanas, a terapia de corrida mostrou efeitos comparáveis aos medicamentos antidepressivos, não apenas melhorando a saúde mental, mas também promovendo benefícios físicos significativos, sem os efeitos colaterais comuns dos medicamentos.
Apoio à Saúde Mental em Situações de Vulnerabilidade Econômica
Você já ouviu falar nas provas de corridas de rua? Pesqiusadores do reino unido decidiram pesquisar o impacto do Parkrun, um evento comunitário de corrida e caminhada que acontece toda semana, na saúde das pessoas. O estudo, publicado no BMC Public Health em 2021, analisou como participar do parkrun está beneficiando especialmente aqueles que vivem em áreas mais carentes e que eram menos ativos fisicamente.
A pesquisa revelou algo incrível: após começarem a participar do parkrun, muitas dessas pessoas não só aumentaram seus níveis de atividade física, como também viram grandes melhorias em sua saúde e felicidade. Por exemplo, entre os que eram menos ativos antes, quase 90% relataram melhorias na sua condição física e saúde mental. Além disso, mais da metade dessas pessoas reportou mudanças positivas em seus comportamentos de saúde no geral.
Esse estudo mostra o poder de atividades comunitárias como o parkrun, não apenas para nos manter fisicamente ativos, mas também para melhorar nossa qualidade de vida de forma mais ampla. É uma inspiração para todos nós buscarmos formas de sermos mais ativos e apoiarmos eventos que fortalecem a saúde da nossa comunidade!
Monitoramento e Moderação
Embora a corrida seja benéfica e extremamente democrática (é uma atividade que não depende de muito equipamento e que pode ser feita em qualquer lugar), é muito importante que seja feita de maneira moderada e sob orientação adequada, especialmente para indivíduos com condições pré-existentes ou aqueles que estão começando.
A supervisão de um profissional ou de uma assessoria de corrida pode ajudar a estabelecer um regime de exercícios adequado e seguro para iniciantes e também para quem quer progredir para distâncias e desafios maiores.
Integração com Tratamentos Convencionais
Para aqueles em tratamento para condições de saúde mental, a corrida não deve substituir as terapias convencionais, mas sim complementá-las.
Discutir com profissionais de saúde sobre como integrar a corrida ao plano de tratamento pode proporcionar uma abordagem holística para o bem-estar.
Conclusão
A corrida oferece uma forma acessível e eficaz de apoiar a saúde mental, promovendo bem-estar emocional e físico. À medida que mais pesquisas são publicadas, fica claro que incorporar a corrida e outras formas de exercício físico pode ser um componente fundamental da saúde mental.
Seja você um entusiasta do fitness ou alguém procurando maneiras de melhorar sua saúde mental, considerar a corrida como parte de sua rotina pode trazer benefícios transformadores! Lembre-se, cada passo conta quando se trata de saúde mental!
Mas antes de terminar, uma observação: a corrida é uma das mais estudadas – e é o esporte que eu pratico; porém qualquer atividade física pode trazer benefícios! Então se você não pode correr, não desanime! Faça o exercício que você gosta e colha todos os benefícios da atividade física para sua vida!
Um grande abraço com muito carinho!
Por: Dra. Juliana Gabriel, médica endocrinologista e corredora amadora. CRM-SP 127584 RQE 30.007
Referências:
- Verhoeven JE, Han LKM, Lever-van Milligen BA, Hu MX, Révész D, Hoogendoorn AW, et al. Antidepressants or running therapy: Comparing effects on mental and physical health in patients with depression and anxiety disorders. [Internet]. Available from: https://doi.org/10.1016/j.jad.2023.02.064
- Oswald F, Campbell J, Williamson C, Richards J, Kelly P. A Scoping Review of the Relationship between Running and Mental Health. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:8059. Available from:
- Quirk H, Bullas A, Haake S, et al. Exploring the benefits of participation in community-based running and walking events: a cross-sectional survey of parkrun participants. BMC Public Health. 2021;21:1978. .
- Ioannou LG, Tsoutsoubi L, Mantzios K, Gkikas G, Piil JF, Dinas PC, et al. The Impacts of Sun Exposure on Worker Physiology and Cognition: Multi-Country Evidence and Interventions. Int J Environ Res Public Health. 2021;18:7698. Available from:
- Neale RE, Lucas RM, Byrne SN, Hollestein L, Rhodes LE, Yazar S, et al. The effects of exposure to solar radiation on human health. Environ Effects Assessment Panel, UNEP; 2021. Available from: https://doi.org/10.1210/er.2009-0002.