10 Dicas para um Carnaval Alegre Saudável e Sustentável
10 Dicas para um Carnaval Alegre Saudável e Sustentável
À medida que o Carnaval se aproxima, é essencial pensar em como podemos celebrar de maneira responsável e eco-friendly. E essas ondas de calores que estamos passando em 2025 fazem com que as questões ambientais se tornem ainda mais urgentes.
Por este motivo, reunimos 11 dicas para ajudar você a aproveitar a festa com saúde e ao mesmo tempo, minimizando o impacto ambiental. Esperamos que gostem e que aproveitem a folia!
Vamos às dicas:
Confete Ecológico: Substitua o confete tradicional, que é feito de plástico ou papel metalizado, por folhas secas de árvores. Você pode usar um furador de papel para criar confetes biodegradáveis e coloridos.
Hidratação Consciente: Leve sua própria garrafinha de água reutilizável para evitar a compra de águas em garrafas plásticas. Além de economizar dinheiro, você reduzirá a quantidade de resíduos plásticos.
Lanches Práticos: Embale lanches saudáveis como frutas frescas cortadas (quando puder levar uma lancheira térmica) ou frutas secas, nozes ou barrinhas caseiras. Isso evita a compra de alimentos em embalagens descartáveis e mantém sua energia alta.
Proteção Solar Sustentável: Escolha protetores solares biodegradáveis que não contêm substâncias químicas prejudiciais aos corais e à vida marinha. Esses produtos são melhores para sua pele e para o planeta.
Glitter Biodegradável: Opte por bioglitter feito de ingredientes naturais como celulose de eucalipto, que se decompõe naturalmente sem prejudicar o meio ambiente.
Fantasias Sustentáveis: Antes de comprar uma nova fantasia, verifique se pode reutilizar, trocar com amigos ou comprar em brechós. Isso ajuda a reduzir o desperdício de moda (e também os resíduos plásticos, uma vez que a maioria das fantasias hoje em dia são feitas de plástico de baixa qualidade, estragam facilmente e não duram até o próximo carnaval);
Transporte Verde: Use transporte público, bicicleta ou caminhe para os eventos de Carnaval. Se necessário, organize caronas para reduzir as emissões de carbono.
Copo Reutilizável: Leve um copo reutilizável para bebidas. Muitos estabelecimentos permitem que você use seu próprio copo, reduzindo o uso de descartáveis. Existem prendedores de copo na forma de cordões, que você pode usar no pescoço ou no ombro, ajudando a carregar (sem ocupar espaço nas mãos ou na bolsa).
Descarte Consciente: Faça o descarte correto de lixo, especialmente separando recicláveis e orgânicos. Use os pontos de reciclagem disponíveis no local da festa.
Evite urinar na rua: Sabemos que a questão do xixi é muito complicada, especialmente em locais onde há carnaval de rua. Urinar na rua não apenas aumenta a poluição (geral e olfativa) como também a urina humana pode transmitir doenças, ser prejudicial a plantas e até mesmo as estruturas públicas. Uma opção para locais sem banheiro é o uso do toalete descartável (veja mais nesse vídeo aqui: ) e no caso de banheiros públicos sujos, quem faz xixi sentado pode usar o chamado “urinol feminino“ (que tem opções descartáveis, feitas de papel), que possibilitam fazer xixi em pé!
Conclusão
Carnaval é tempo de festa, mas também pode ser uma oportunidade de praticar a sustentabilidade. Esperamos que vocês tenham gostado das dicas e que consigam aplicá-las na hora da folia!
Curta o Carnaval com saúde e responsabilidade ambiental!
Um grande abraço a todes, de toda a nossa Equipe Tribu!
Por: Juliana Gabriel, médica endocrinologista
CRM-SP 127584 / RQE 30.007/30.007-1
E Milena Hernandes, nutricionista. CRN-3 63747