O poder da simplicidade
Equipe Tribu Saúde Cursos e Treinamentos, Dica Rápida, Dicas para uma vida saudável, Novidades, Produtividade 0
Você já sentiu que o dia precisaria ter 48h para conseguir dar conta de todas as demandas?
Ficou tão esgotado(a)(e) a ponto de postergar algumas tarefas que sabia que eram importantes, por achar que ‘’não daria conta’’?
No e-mail anterior, a dra. Juliana comentou sobre como os ‘excessos-de-sim-ites’’ nos impedem de dizer ‘’SIM’’ àquilo que realmente importa: Nosso tempo, nossa saúde e às tarefas que fazem sentido.
(Se ainda não viu recomendo dar uma olhada… CLIQUE AQUI!)
Parece contra intuitivo dizer isso, mas é uma realidade: Querer dar conta de tudo, é o mesmo que não fazer realmente nada. E pior ainda, ficamos esgotados no processo.
Só que… isso também pode acontecer quando queremos fazer tudo ‘P-E-R-F-E-I-T-O’…
Não sei vocês, mas eu sofri muito pra aprender que perfeccionismo não é o mesmo que autoaperfeiçoamento. E sofri mais ainda para entender que perfeccionismo não é sobre fazer as coisas bem, mas sobre buscar aprovação externa. E ele, na maior parte das vezes, nos prende ao medo do fracasso e à necessidade de controle, que quase sempre nos leva a postergar ou a não fazer aquilo que é mais importante, justamente por sabermos de tal importância.
Eu sempre soube que seria imprescindível divulgar meu trabalho nas redes sociais. Mas, em muitos momentos me sentei em frente ao computador e depois de HORAS não tive sequer uma única idéia que eu quisesse aplicar – Isso porque, no fundo no fundo, eu achava que ‘’nada estava bom o suficiente”.
Já passei sábado(s) inteiro(s) montando apenas UM post, por querer entregar TUDO e ‘’fazer melhor’’, e no final não estava nenhum pouco presente nas redes como deveria, isso porque fazia BEM MENOS, e nem todo mundo se dispunha a ler TODO aquele conteúdo… o que me fazia pensar que talvez eu não fosse boa o suficiente por ter tão baixo engajamento depois de ter me esforçado tanto.
O que me deixava, é claro, ainda mais frustrada, com muito menos vontade de investir meu tempo ‘livre’ (que já era pouco) para uma ação que eu sabia que seria essencial para alcançar o meu objetivo de captar mais pacientes e criar conexões com mais pessoas. Percebem o ciclo ‘’vicioso’’?
Brené Brown mostra em seu livro que o segredo para evitar o que vou chamar de ‘’excesso-de-preocupação’’ é: Abraçar a imperfeição. Mas, na minha opinião, seria abraçar a Simplicidade.
Alegria e Produtividade não vêm da perfeição, mas da apreciação das pequenas coisas. E, muitas pessoas confundem a simplicidade com mediocridade – no sentido literal da palavra, que é: Pequenez, aquilo que é mediano.
Só que é totalmente o oposto disso. Quando pensamos no design, vocês sabiam que aquilo que é simples é interpretado como elegante e sofisticado? Veja o logo da Ralph Lauren, por exemplo.

E até na arte… quantas vezes nos deparamos com quadros que contém apenas *uma linha* ou *um ponto* e precisamos tentar interpretar com a nossa própria visão de mundo o que aquele artista tentou retratar? E é claro que existem MILHARES de interpretações diferentes de um único ponto. E talvez seja esse o intuito, não é mesmo? Algo singelo trazer grande transformação. Afinal,

Hoje em dia, eu gosto muito de usar essa frase quando vou explicar aos meus pacientes a importância do ‘’básico bem feito’’, que nada mais é do que a base que fará com que eles alcancem resultados grandiosos à longo prazo.
E, para quem é gamer como eu, vocês já jogaram UNCHARTED? Nele, me surpreendi com a história dos dois irmãos que vão juntando as ‘’peças’’ e desvendando os puzzles em meio a aventuras, para no fim, encontrar o grande tesouro que ninguém nunca achou. Lá, um irmão entrega ao outro um anel com a frase: (SIC PARVIS MAGNA), que significa: “A grandiosidade vem das pequenas coisas”. Gostei TANTO, que acabei tatuando essa frase para sempre me lembrar de que muitas vezes aquilo que é diferente, que é único, ou singelo, é também aquilo que é o nosso tesouro mais valioso, e que ao não compartilharmos isso uns com os outros, perderemos a oportunidade de fazer MAIS por eles e também por nós.
Por fim, se você aprendeu sobre o Princípio de Pareto alguma vez na sua vida, você sabe que a menor parte dos seus recursos é responsável pela maior parte dos seus resultados. Reflita: O que é mais importante para você? O que você precisa fazer para isso? Existe uma forma mais simples de fazer isso?
Se você quer aprender como usar a simplicidade para transmitir sua mensagem pelas redes com mais qualidade e profissionalismo, não deixe de conferir o curso Arte Co(ns)Ciência lá na Tribu Educação.
Clique na imagem abaixo para garantir o curso com desconto!
Também quero deixar a minha contribuição de livros que falam sobre esse tema direta e indiretamente e irão encontrar na nossa seleção de livros na Amazon 😊
Veja a seleção aqui: https://amzn.to/3XpG4dh
E falando sobre contribuirmos uns com os outros… A Dra. Ju vai vir conversar com vocês sobre algumas novidades!