Hamburguer vegano “maromba”
Dando continuidade a sequencia de comidas que estão desbancando o frango com batata doce, nosso queridinho de hoje é o maromba-burguer!
No sábado passado comentamos da importância do consumo regular de alimentos ricos em nitratos (como a beterraba, a rúcula e o grão de bico) para quem pratica esportes (se você chegou agora e não sabe do que estamos falando, veja o post da receita da ’salada maromba’).
Então eu pensei em trazer uma nova combinação desses três super ingredientes, para aumentar nossas possibilidades: é o veg-burger maromba!
Para fazer é fácil:
Basta usar o mesmo grão de bico cozido da outra receita (cozido após 24 horas de molho, cozinhar com água, sal, cúrcuma e pimenta do reino). Você pode bater no liquidificador bem rapidinho (sem deixar muito líquido – eu prefiro assim, com pedacinhos) ou até mesmo amassar com as mãos (se ele estiver mais “molinho”).
Coloca numa tigela e mistura a beterraba (ralada bem fininha, naquela parte do ralador mais espigadinha) e os temperos a gosto (cúrcuma, pimenta do reino, mostarda em pó, cominho, cheiro verde, etc).
Vai ficar uma massa mais ou menos firme de acordo com a quantidade de água do grão de bico. Se ficar muito molenga, acrescenta um pouco de chia ou farinha de linhaça na massa (aos poucos mesmo), dando um tempo para ela “hidratar” e puxar a água. Pode acrescentar um pouquinho de azeite na massa também, para dar consistência – mas use bem pouquinho, tá? (Para não aumentar muito as calorias).
Quando estiver a massa estiver mais consistente, faça moldes no formato de hambúrguer, empane levemente com farinha de linhaça (gosto de empanar numa mistura dela com cebola em pó e um tiquinho de sal) e coloque num tabuleiro de teflon untado.
Asse por 15-20 minutos de cada lado e pronto!
Depois é só servir com salada de rúcula e aproveitar esse superalimento!
Projeto verão 2021 está garantido né amores!
Depois me contem se testarem a receita.
Um grande abraço a todos!