“Hawthorne effect” ou o efeito do observador
Vejo que há algum tempo as pessoas tem compartilhado em seus perfis pratos de comida, check in na academia ou treinos ao ar livre.
O que eu acho dessa moda? Acho FANTÁSTICO!!! 😊
Vou explicar porque:
O Hawthorne effect (conhecido como efeito do observador) foi cunhado na década de 50 à partir de experimentos realizados na década de 20: queriam testar a hipótese se poderia haver aumento da produtividade de trabalhadores de uma fábrica com diferentes intensidades de luz ambiente: mais claro ou mais escuro.
Quando foram medir os resultados viram que ambos os grupos haviam melhorado sua performance – a conclusão alcançada é que o fator que levou a um aumento da produtividade não foi a iluminação e sim o fato de estarem sendo observados.
“QUANDO SOMOS OBSERVADOS, TODOS QUEREMOS IR BEM E MELHORAR O DESEMPENHO”.
Esse efeito ficou muito conhecido no mundo da ciência; mas porque não trazer para a nossa prática diária?
Quando postamos o prato que comemos ou o número de idas à academia na semana, nos sentimos vigiados… Nossos amigos passam a fazer parte do processo e isso pode ser um fator motivacional e tanto!
Por isso, se você se propôs a fazer um plano de mudança (seja alimentar, de atividade física, de estudar ou qualquer outro) e está ameaçando desanimar, chame os amigos, poste cada passo dado, cada tarefa concluída… E veja seu desempenho melhorar!
Porque amigo é pra essas coisas também: motivar ainda que de longe!
Se vocês quiserem que eu também vigie vocês (Hehehe) postem suas fotos com a #suavidamaissaudavel
Um feliz dia do abraço (atrasado) a todos que também estão me espiando! Bom dia!
Anônimo
28/05/2016 @ 17:08
Ahahah…adorei este "Big brother" que motiva a gente. Vou experimentar quando estiver desanimada p começar alguma coisa. Bjs M
Graziele Vitória dos santos braz
24/08/2020 @ 14:21
Temos que respeitar o próximo independente de religião, tamanho, ou até sobre o nosso corpo!