Pesquisa informal sobre uso de suplementos e vitaminas por conta própria
Nos últimos dias fizemos uma enquete nos stories do Instagram para trazer reflexão sobre um tema muito comum mas pouquíssimo falado: o uso indiscriminado de suplementos e vitaminas, sem orientação profissional.
Existe um senso comum de que “vitamina é bom” e que “não faz mal tomar”. Existem também muitos pontos a serem avaliados, mas um desses pontos que me faz refletir muito é o seguinte:
nós brasileiros não temos a cultura de “buscar a raiz do problema” e sim arrumar um “jeitinho” que resolva mais rápido e de preferência dando menos trabalho.
Buscar um médico ou nutricionista, fazer um exame, voltar na consulta, muitas vezes é mais complicado do que simplesmente ir ali na farmácia da esquina ou buscar a solução num site qualquer de compras pela internet.
Essa cultura do “jeitinho” permeia nossos comportamentos em várias esferas e eu sempre fico pensando que isso se reflete muito no comportamento que temos em relação ao quanto valorizamos a nossa saúde. Conversar sobre isso, por si só, já daria muito pano pra manga né amores?
Não sei se essa é a explicação mais importante para a questão do uso de suplementos por conta própria (com certeza sei que não é a única), então queria que vocês me contassem aqui nos comentários o que pensam a respeito. Vou amar ouvir vocês!
Nos próximos dias, vou gravar um vídeo para aprofundar um pouco mais cada uma dessas perguntas que fiz. Continuem aqui comigo que esse diálogo vai ser bem bacana!
Um grande abraço a todos!