Receita: “nuggets” de mandioquinha!
Receita de um “nugget” totalmente vegano, fácil de fazer e de quebra: DELICIOSO!
Recentemente, no meu aniversário, ganhei de presente o livro de receitas da Bela Gil. O legal dos livros de receita (em especial o dela, que tem várias receitas saudáveis) não é necessariamente seguir tudo o que está ali mas sim, ter idéias e inspirações – que foi exatamente o que aconteceu com esta minha receita.
Tinha duas mandioquinhas em casa (que não eram suficientes para fazer a sopa que eu estave querendo, nem purê, nem nada). Daí lembrei de uma dica de “empanado” do livro e resolvi testar.
O resultado: esse “nugget” de mandioquinha, totalmente vegano, saudável, sem óleo, sem conservantes… E ficou delicioso!
Espero que esta receita também sirva de inspiração para vocês! E se fizerem novas “versões”, compartilhem comigo!
Lá vai:
1) Descascar a mandoquinha e cozinhar até ficar macia. Cortar em rodelas grandes.
2) Preparar o “empanado”: farinha de linhaça, cebola desidratada, sal e pimenta a gosto.
Observação 1: para um sabor mais intenso, usei a proporção de 2 colheres de farinha de linhaça para 1 de cebola, mas se preferirem um sabor mais suave colocar a proporção de 3 para 1. Como opcional, pode também acrescentar alho desidratado na mistura.
Observação 2: usei um mix de pimentas moído na hora e o sal rosa do Himalaya. Mas também pode ser feita só com pimenta do reino (sugiro a branca), sem sal.
3) Depois que escorrer a água da mandioquinha e esperar esfriar, “empane” diretamente na mistura (ela fica meio “grudentinha” por fora, depois da fervura, não precisa usar ovo).
4) Colocar em uma forma untada (ou forrada com papel manteiga) e deixar no forno alto (pois já está pré-cozida) até dourar a parte de fora (pode levar de 10 a 20 minutos, dependendo do forno).
Um brinde à reciclagem de idéias!
Saúde!
(Esse texto é de minha autoria e foi publicado originalmente no blog “um brinde à saúde”, em abril de 2015)