Receita: overnight oat
A receita de hoje eu aprendi com minhas amigas nutricionistas e eu sempre indico para meus pacientes que tem dificuldade de tomar café da manhã por causa de tempo ou não sabem o que consumir nos lanches. Também indico como opção para aquelas pessoas que precisam ou desejam aumentar o consumo de fibras no dia.
É o “overnight oat” ou “aveia adormecida”.
Como sempre, essa receita é passível de inúmeras variações, mas a que eu mais gosto é a seguinte:
Colocar em 1 tigela: 2 colheres de sopa (cs) de aveia (de preferência integral sem glúten), 1 cs de semente de chia, 1 colher de sobremesa de amaranto em flocos (opcional) e 1 colher de sobremesa de quinoa em flocos (opcional).
Adicionar meio copo americano de leite vegetal (como leite de amêndoas ou leite de côco, este último é o meu preferido), 1 colher de sobremesa de açúcar de côco (ou a gosto, de preferência menos). Pode usar também “temperos” como canela, gengibre em pó, cardamomo e/ou noz moscada. .
Misturar bem e deixar na geladeira durante a noite para consumir no dia seguinte.
No dia seguinte, ela pode ser consumida pura, misturada com frutas frescas picadas, com mix de frutas secas e até mix de nuas.
Você também pode preparar pela manhã e levar na sua bolsa térmica para consumir durante o lanche da tarde. O importante é deixar a aveia e os grãos “hidratarem”.
Espero que gostem da dica!
Depois me contem se decidiram testar!
Um grande abraço a todos!