Receita: “Risoto” de quinoa com camarão
Compartilho com vocês uma receita onde a quinoa é usada como substituto do arroz; esta receita é com camarão porém pode ser usada como base/inspiração para outros tipos de risoto vegetarianos (por exemplo, com brócolis, alho poró, tofu, etc).
A quinoa faz parte do grupo dos chamados “grãos andinos” e se tornou popular entre os amantes da alimentação saudável por ser uma fonte de carboidratos com alto valor nutritivo: além da energia proveniente dos carboidratos e gorduras (é uma excelente fonte de ômega 3), tem alto teor de fibras (promovendo saciedade), proteínas (podendo ser um aliado em dietas vegetarianas) e vitaminas e minerais (é rica em magnésio, cálcio e ferro, sendo fonte também de vitamina A).
Ingredientes:
Parte 1:
– 1 xícara de quinoa, 2 xícaras e meia de água, cúrcuma e pimenta do reino, sal a gosto;
Parte 2:
– 1 bandeja (200-300g) de camarão descascado (eu fiz com o camarão congelado, mas o ideal é fazer com o camarão fresco!)
– 2 colheres de sobremesa de manteiga
– 1 cebola grande;
– 1-2 dentes de alho amassados;
– 1 limão espremido (podem ser dois!)
– Sal e pimenta moídos na hora (fiz com sal rosa do himalaya e mix de pimentas; como já tem pimenta do reino na quinoa, a pimenta aqui é opcional).
– Opcionais: salsinha, cebolinha, coentro…
Modo de preparo:
Em uma panela, ferva a quinoa na água, temperada com cúrcuma e pimenta do reino para dar cor (como se estivesse fervendo o arroz).
Numa outra panela separada, refogue o camarão com a manteiga, cebola, alho, sal/pimenta e limão (o limão é o grande segredo desta receita e é o que vai deixar o sabor especial!).
Quando o camarão começar a soltar água e dourar, a quinoa já vai estar quase seca; misture a quinoa no camarão, acrescente mais 50 ml de água (1 xícara de café) e os temperos opcionais (coentro, salsinha, etc) e termine de cozinhar.
Pronto!
Esta receita serve duas pessoas.
Opções de acompanhamento: brócolis assado; mix de legumes salteados; salada de rúcula e tomate cereja…
Espero que gostem!
Um brinde às multiplas possibilidades que a culinária nos oferece!
Saúde!
(Este post é de minha autoria e foi originalmente publicado no blog “um brinde á saúde” em 23 de junho de 2015)