Uso de testosterona em mulheres é indicado?
[ESPECIAL OUTUBRO ROSA]
Olá amores! O vídeo de hoje é um pouquinho polêmico, mas achei muito importante trazer um contraponto a esse tema que está tão “na moda” atualmente: o uso de testosterona em mulheres.
A verdade é que a indicação desse uso é restrita a uma única condição clínica (a chamada “síndrome do desejo sexual hipoativo”) e ainda assim, como uma última alternativa ao tratamento – e não como primeira linha, como tem sido propagado nas mídias sociais.
A testosterona NÃO é indicada para tratamento de fadiga, de baixa libido e nem tampouco para sintomas de menopausa. Todas essas condições ou sintomas merecem respeito, diagnóstico e tratamento, mas esse tratamento NÃO inclui o uso indiscriminado da mesma.
Da mesma forma, o uso para fins estéticos também não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia nem por nenhuma outra sociedade médica no Brasil ou no Mundo.
Infelizmente, ao usar testosterona, efeitos são observados e isso pode levar a uma falsa idéia de que a testosterona é uma ótima saída. Porém seu uso tem efeitos colaterais tanto a curto-médio prazo quanto a longo prazo e é exatamente por isso que o uso não é recomendado.
Se você tem dúvidas sobre esse assunto, converse com seu médico e visite a página das Sociedades de Endocrinologia e de Ginecologia para ver o posicionamento oficial a respeito.
Espero ter ajudado com esse vídeo. Um grande abraço a todas e um feliz outubro rosa. Cuidem-se sempre!
p.s.: tem um outro post aqui no blog onde eu detalho um pouquinho mais esse assunto: CLICA AQUI.
Veja o posicionamento oficial da Sociedade de Endocrinologia: CLIQUE AQUI.
Veja o posicionamento da Sociedade de Ginecologia: CLIQUE AQUI.