Especial: bolinho de lentilha rosa
[POST 3/4]
O post de hoje faz parte de uma série que tem como objetivo te inspirar a “pensar fora da caixa” quando se trata de alimentos tradicionais e o nosso alimento escolhido é a lentilha rosa.
Na semana passada, fizemos a receita da lentilha chips e hoje a receita é do BOLINHO DE LENTILHA.
Essa receita na verdade pode ter uma série de variações e inclusive ser feita com farinha comum (com glúten). Mas eu fiz usando como “liga” a farinha de linhaça e uma mistura de 2 partes de polvilho doce e 1 parte de polvilho azedo.
Modo de preparo:
Pegar a lentilha já demolhada e cozida (só na água) e colocar em uma tigela. Amassar a lentilha com as mãos, misturando com temperos a gosto (usei mostarda em pó, páprica defumada, orégano, manjericão e alecrim secos e um pouquinho de sal). Um fiozinho de azeite para dar a liga. Quando estiver bem misturado, coloque a farinha de linhaça (1 colher de sopa para cada 1 xícara de lentilha cozida) e a mistura de polvilho doce e azedo (aproximadamente meia xícara da mistura para cada xícara de lentilha) e continue misturando com as mãos.
Essas medidas são aproximadas pois vai depender do quanto de água tiver na lentilha (se ela estiver muito aguada pode ser que precise mais). Vá colocando aos poucos, até ficar com a consistência de uma massinha de modelar.
Quando chegar na consistência desejada, faça bolinhas tamanho coquetel (mais ou menos 1 colher de sopa para cada bolinha) e “empane” numa mistura de farinha de linhaça e cebola em pó (essa etapa é opcional, mas ajuda o bolinho a formar uma casquinha por fora e não desmanchar). Coloque tudo numa assadeira e asse a 220 graus por cerca de 30 minutos (ou até ficar dourado).
Esse bolinho é ótimo para um happy hour, como acompanhamento do arroz com feijão ou mesmo como lanche. Fica uma delícia e você ainda pode adaptar o tempero para aquele que você gostar mais!
Não esquece de me contar se você resolver testar!
Um grande abraço a todos!