Só tenho valor se eu for bonita?
Mas o que é ser bonita afinal? O que é ter valor afinal?
No documentário da pesquisadora Brené Brown (disponível no Netflix), ela cita um dos resultados da sua pesquisa: a maior causa de #vergonha e vulnerabilidade das mulheres é a sua imagem externa. E essa é uma construção social (assim como para os homens, o ponto de tensão é ser visto como “fraco”).
Não que a imagem externa não incomode aos homens, mas para as mulheres o peso disso é diferente. É enorme. É como se nossos atributos físicos fossem a única coisa que define se somos ou não “boas o suficiente”. E se essa imagem não estiver de acordo com o que é “esperado” ou considerado “padrão”, nosso valor acabou.
No entanto, o que faz um ser humano ter ou não valor é muito mais do que apenas o que ele aparenta. Até porque, o que vai do lado de fora é apenas uma pequena pontinha do iceberg que é a complexidade da alma humana. E no fundo, todos nós sabemos disso, mas essa pressão externa é tão forte que precisamos o tempo todo reforçar esse conceito.
Então estou aqui para te lembrar coisas muito importantes:
- Você é boa o suficiente. Ponto. Sem “mas”, sem “porém”. Aceite isso.
- Nada nem ninguém pode dizer a você quem você é. Só você pode.
- Seu peso não pode dizer quem você é porque você é muito mais do que o seu peso.
- Seu corpo é seu amigo, não seu inimigo. Se ele não está hoje da forma como você gostaria, lembre-se que ele apenas está respondendo a toda uma grande gama de influências externas e internas. Aprenda a “ler” a linguagem do seu corpo para dar a ele o que ele está te pedindo. (Vou falar mais sobre isso amanhã).
- Se você não gosta da forma como seu corpo está hoje, talvez você precise tirar um tempo para entender o motivo. Talvez não seja pelo seu corpo. Talvez seja por crenças e padrões externos e antigos que já não te servem mais. Não carregue com você esse peso das coisas desnecessárias. Livre-se de crenças que não te ajudam em nada.
Se isso fez sentido pra você, continua aqui comigo que eu tenho uma novidade muito legal para contar. Vou falar sobre isso nos próximos posts.