Vitamina é bom, mas em excesso… (Tudo sobre as Hipervitaminoses)
As vitaminas são substâncias que são essenciais ao funcionamento do organismo porém não são produzidas pelo corpo. Com isso, a alimentação é a principal fonte de vitaminas.
Muito se fala sobre a carência das vitaminas e seu impacto para a saúde. No entanto, com um maior acesso aos suplementos vitamínicos e a disseminação de informação pelas redes sociais, a “automedicação” e “autosuplementação” (pessoas fazendo uso de suplementos e vitaminas por conta própria), uma situação antes rara passou a ser importante: a HIPERVITAMINOSE ou Intoxicação por vitaminas (que dificilmente ocorreria se nossa fonte de vitaminas fosse somente a alimentação natural).
Neste post vou comentar de forma bastante resumida e prática quais são as principais vitaminas, seus principais efeitos no organismo e as consequências do excesso delas para o corpo.
Quais são as principais vitaminas?
Vou começar com uma tabela que explica o papel de cada vitamina e suas principais fontes alimentares:
Quais são os sintomas do excesso das vitaminas?
Abaixo, uma tabela resumida dos sintomas da intoxicação por vitaminas:
Para mais informações a respeito, acesse o documento da anvisa sobre a ingesta diária recomendada dos principais nutrientes: clique aqui.
O objetivo deste post não é substituir uma avaliação médica ou do nutricionista e sim alertar para o perigo da automedicação. Se você deseja ter saúde e evitar carências nutricionais, consuma alimentos naturais e tenha uma dieta variada. Jamais use suplementos e vitaminas por conta própria! E se tiver dúvidas ou algum outro sintoma, procure um profissional da sua confiança para avaliar suas queixas e sua alimentação.
Espero que tenham gostado do post!
Um forte abraço a todos e uma ótima semana!
Anônimo
24/01/2017 @ 21:10
É como se diz: vitamina se compra na feira e no supermercado… Comer bem e variando os alimentos para ter uma saúde perfeita. Vamos às compras! Bjs M