#botecosaudavel parte 2: mais “sustância” !
Nesta segunda parte do nosso projeto #botecosaudavel , iremos dar sugestões de pastinhas e pizza saudável! Para serem servidos depois das entradinhas da primeira parte!
Lá vai:
1) “Pastinhas“: para serem servidas com torradinhas de pão integral ou pão árabe/sírio integral:
As torradinhas de pão integral podem ser feitas em casa mesmo, cortando as fatias de pão integral em 4 partes e colocando no forno por 15-20 minutos (ou até ficarem crocantes, o tempo pode variar de acordo com o forno). Sugestão: um fio de azeite e orégano (para dar um sabor especial à torradinha).
Opções de pastinha (com opções vegetarianas e tradicionais):
a) Creme de tofu com cebolinha e alho poró – em um liquidificador, colocar 1 tofu (500g), 1 alho poró picado e 1 maço de cebolinha (salsinha opcional, a gosto) e 1 colher de café de sal light. Bater tudo no liquidificador (preferencialmente sem água, para ficar bem cremoso). Está pronto!
b) Patê de frango com cottage (adaptada da receita do nutricionista João Gabriel Prini, esta receita também já foi publicada na minha página profissional no facebook)
– Cozinhar o filé de peito de frango (de preferencia orgânico) só com água e um pouquinho de sal. Deixar esfriar. Triturar o frango e misturar com temperos a gosto (sugestão: ervas finas e cebolinha picada), não usar sal nem temperos industrializados; Depois é só colocar o queijo cottage e misturar (amassando com garfo mesmo) até formar um “creme”. Geralmente a proporção de cottage:frango é 2:1. Deixar na geladeira (dura até 3 dias!)
c) Homus Tahine: A pasta de grão de bico, delícia árabe chamada HOMUS TAHINE, é uma receita de família e também já foi post na minha página do face;
– É feita com grão de bico (1 xícara), óleo de gergelim (chamado Tahine, 1colher de sopa), limão, alho e sal. Deixar o grão de bico de molho durante a noite e cozinhar com a água do molho.
Bater no liquidificador ainda quente, com o suco de 1 limão, um dente de alho, 1 colher de sopa de tahine é sal a gosto. Colocar água suficiente para ficar com consistência de creme. Deixar na geladeira. Servir no pão árabe com salsa picada e azeite.
d) Pasta de atum com creme de cottage
– Rápida e fácil: 1 lata de atum ralado ao natural (escorrer o líquido e colocar em um recipiente); acrescentar orégano, azeite a gosto e 1 a 2 colheres de sopa do creme de cottage (por exemplo, o da marca tirolez ou balkis ou qualitá).
Misturar e está pronto!
e) Vinagrete: por incrível que pareça, o vinagrete sozinho, geladinho, fica uma delícia em cima da torrada! Sugestão: 2 tomates, 1 cebola, suco de 1 limão, 50 ml de água, azeite sal e orégano a gosto. Opção: no lugar da torrada, servir em pétalas de alcachofra cozida: chique e saudável!
2)Pizza de massa integral!
Para cada 2 xícaras de farinha integral, 1 ovo; 1 xícara de leite; 1 colher de sopa de fermento; 1 pitada de sal e 1 pitada de açúcar.
Misturar bem, até ficar com a consistência que “desgruda” da bacia (se necessário, acrescentar um pouco mais de farinha ou um pouco mais de leite).
Deixar “descansar” por uns 30 minutos. Depois, abrir a massa sobre o tabuleiro de pizza (se for tabuleiro de teflon, não precisa untar), com as mãos mesmo.
Sugestões de recheio:
a) Molho de tomate, atum e cebola;
b) Molho de tomate, shimeji (pré-refogado no shoyu, com cebola e cebolinha) e um pouquinho de muzzarela;
c) Molho de tomate, tomate seco, mozzarela de búfala e rúcula (esta última deve ser acrescentada depois da pizza assada).
Assim, nesta segunda parte, temos um menu mais “forte” porém sem deixar de ser saudável e nem perder o sabor!
Espero que gostem e aproveitem bastante!
Em breve, a terceira parte (doces/sobremesas)!!!
Um forte abraço!
Saúde!
(esse texto é de minha autoria e foi originalmente publicado em dezembro de 2014 no blog “um brinde à saúde”).
Anônimo
23/05/2016 @ 17:14
Algumas dessas receitas já fiz e foram aprovadas. Fican deliciosas e saudáveis. Muito bom! Bjs M