#botecosaudável parte 3: sobremesas!
Lembrando que o cardápio não necessariamente é baixo em calorias (apesar de que certamente é menos calórico do que o tradicional “di buteco”), mas que mantenha o compromisso com a saúde e alimentação leve e limpa.
1) Opção de “base” para adoçar todas as receitas:
No lugar do açúcar, esta “base” serve para dar um sabor adocicado à todas as receitas e é baixíssima em calorias.
O segredo: chá de baunilha, bem concentrado!
– Cortar um pedaço de mais ou menos 1 cm da fava de baunilha e ferver durante cerca de 5 minutos em 250 ml de água. Deixar esfriar e usar a mistura para “adoçar” as receitas.
2) “Sorvete” de futas:
No liquidificador, bater a fruta com um pouco do chá de baunilha. Opções:
a) Creme de manga com baunilha: escolher uma manga bem madura e bater com uma colher de sopa de chá de baunilha (ou mais, a gosto). Como opção, pode ser misturada com chá de baunilha + cravo, fica uma delícia. Depois é só congelar e servir.
b) Sorvete de banana com canela: escolher bananas bem maduras, canela em pó à gosto e duas colheres de chá de baunilha (quem não gosta da canela em pó, pode fazer o chá de baunilha com uma rama de canela em pau e também colocar 4-6 cravos). Bater no liquidificador e congelar.
c) Sorvete-smoothie de Mirtilo (blueberry): para cada banana nanica bem madura, um pacotinho (100g) de mirtilo congelado. A banana substitui o leite, mas se for do gosto de vocês, pode ser colocada meia xícara de leite desnatado. Acrescentar duas colheres de sopa de chá de baunilha. Bater no liquidificador e depois congelar.
(observação: a mistura só com a banana e o mirtilo, sem o chá, o leite e o congelamento, pode ser uma ótima opção de lanche ou café da manhã, ou para quem tem intolerância à lactose!)
3) Abacaxi assado:
O segredo do sucesso é escolher um abacaxi bem maduro (bem amarelo).
Descascar o abacaxi e cortar em fatias de cerca de 1 cm. Colocar numa assadeira, revestida de papel manteiga (para não grudar). Polvilhar canela em pó e cobrir com papel alumínio.
Levar ao forno baixo (180-200º) préaquecido. Deixar por cerca de 20-30 minutos (o tempo pode variar de acordo com cada forno).
Depois, é só servir!
(OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: esta mesma receita pode ser feita com banana ou maçã! É uma ótima sobremesa, saudável e com poucas calorias!)
4) Pêra em calda:
Selecionar 2-4 pêras bem maduras. Cortar em 4 partes (tirando o miolo).
Em uma panela, colocar o suco de 1-2 laranjas-lima (não coar: deixar os gominhos e o bagaço na panela), cravo, canela e gengibre e 1 colher de sobremesa de xarope de agave para adoçar.
Deixar ferver esta mistura por cerca de 5 minutos.
Depois, acrescentar 1-2 colheres de sopa de sakê, 1 xícara de água (ou o suficiente para cobrir as pêras até um pouco mais da metade) e o opcional de 1 colher de café de manteiga sem sal.
Colocar as pêras e cozinhar em fogo baixo por cerca de 30-40 minutos, virando na metade do tempo.
Depois, deixar esfriar e servir!
OBSERVAÇÃO 1: caso não use a manteiga, a calda que restar na panela pode ser usada como calda sobre uma salada de frutas, fica uma delícia!
OBSERVAÇÃO 2: esta calda (caso não use manteiga) também pode ser diluída e se transformar num chá.
OBSERVAÇÃO 3: Esta receita é uma adaptação de uma receita do livro “Mulheres francesas não engordam”. Originalmente feita com vinho branco e açúcar, ela sugere que as pêras sejam servidas com uma bola de sorvete de creme. E um toque especial: servir a pêra numa base de chocolate meio amargo derretido…
5) Salada de frutas com calda de laranja e especiarias:
A calda de laranja foi descrita no item 4, pode ser feita em separado, sem a pêra.
Outra opção de calda: usar o que sobrou do chá de baunilha, ferver novamente com 1 rama de canela, 4-6 cravos, 3 fatias de gengibre.
Opcional: quado começar a ferver, colocar 1 colher de sopa de cranberries secos e deixar ferver por mais 1-2 minutos. Quando esfriar, retirar a canela, os cravos, a baunilha e o gengibre, deixando apenas o cranberry.
Colocar sobre a salada de frutas!
6) Cookie proteico de banana com aveia:
– Escolher 2 bananas nanicas bem maduras (também funciona bem com banana-maçã); 2 colheres de sopa de farelo de aveia; 2 colheres de sobremesa de farinha de linhaça; 2 colheres de sobremesa de extrato de soja (substitui o leite e é rico em proteína vegetal).
– Amassar a banana com um garfo e ir misturando os ingredientes até ficar com consistência de massa mais ou menos elástica. Se necessário, colocar um pouquinho de água (ou chá de baunilha) para dar a “liga”, ou um pouquinho mais da farinha de linhaça ou do extrato de soja.
(Opcional, caso a mistura não dê “liga” (lembrando que por não conter farinha branca, a consistência nunca fica igual a de uma massa com trigo): colocar um pouquinho de óleo de côco na massa – eu não usei).
– Com uma colher, separar as porções fazendo formato de “bolinhos”; salpicar canela.
(opcional: salpicar com uma mistura de canela em pó e açúcar mascavo ou açúcar de côco) e colocar numa assadeira forrada com papel manteiga.
– Deixar no forno (pré-aquecido) baixo por cerca de 20 minutos ou até “dourar”. É ótimo para acompanhar o cafezinho!
(observação: esses cookies são uma ótima opção de “pré-treino”)
Espero que tenham gostado deste menu de sobremesas!
Um brinde aos prazeres sem culpa!
Saúde!
(esse texto é de minha autoria e foi originalmente publicado em abril de 2015 no blog “um brinde à saúde”).
23/05/2016 @ 17:30
Adorei as receitas. Com boas idéias para ter saúde sem deixar de comer coisas gostosas. Bjs M