Dica: chá anti-estresse
Seguindo no tema da semana, a “receita” de hoje é na verdade uma dica: o uso dos chás com propriedades “calmantes”, para ajudar naquele momento de estresse.
Na verdade, vamos falar aqui de infusões (pois o termo “chá” só deve ser usado quando se tratar de uma bebida à base da camélia sinensis). Existem diversos tipos de infusão com propriedades calmantes, mas o efeito da bebida vai muito além das propriedades das plantas.
As infusões calmantes mais conhecidas são:
- Camomila
- Erva-cidreira
- Erva-doce
- Melissa
- Hibisco (levemente diurética)
- Passiflora (a folha do maracujá)
- Mulungu
- Valeriana
(Essas três últimas também muito conhecidas para aliviar a insônia)
Lembrar que as infusões de folhas e flores devem ser feitas colocando a quantidade em água fervida e deixando em infusão por alguns minutos. Já as raizes (valeriana e mulungu) devem ser fervidas junto com a água.
E tem mais um detalhe… o ato de fazer uma pausa para beber o chá, quentinho, traz também em si um efeito de calma. E muitas vezes, a única coisa que precisamos numa situação de estresse é disso: fazer uma pausa.
Então, para além das propriedades do chá, ao tomá-lo, permita-se também parar. Descansar. Respirar.
Espero que tenham gostado da dica! E se tiverem dicas de outras infusões calmantes, deixem aqui nos comentários!
Um grande abraço a todos!
DICA EXTRA: Modo de Preparo
Chá de hibisco (tem leve efeito diurético também) – pode ser feito junto com menta/hortelã, cranberry seco ou mirtilo seco. Colocar cerca de 1 colher de chá da folha para cada xícara de água (fazer mais “clarinho” para não ficar tão azedinho… quanto mais escuro, mais concentrado e consequentemente, mais azedo).
Chá de valeriana: é uma infusão que tem efeito indutor do sono e assim como o Mulungu, é uma raiz e deve ser fervida junto com a água por aproximadamente 5 minutos.
Chá de melissa, passiflora (maracujá), erva cidreira, erva doce e camomila – fazer em infusão, sem ferver.