Dietas da moda funcionam?
Recebi esses dias um artigo publicado no mês passado onde pesquisadores brasileiros avaliavam o interesse público nas dietas da moda a partir de dados da ferramenta “google trends”, que indica o quanto um termo é buscado no google (1).
Nesse artigo, os pesquisadores identificaram que o interesse por tais dietas é cíclico e os picos estão relacionados diretamente a influência de celebridades relatando suas experiências com a dieta.
Eles discutem também o quanto esse tipo de conteúdo influencia e é influenciado por interesses mercadológicos da indústria do emagrecimento (que inclui não apenas a indústria alimentar, mas uma série de outras indústrias – como a fitness, a de moda e até mesmo a de produtos de beleza e medicamentos).
Por isso que eu acho muito importante que profissionais de saúde falem sobre isso. Nós precisamos abrir o canal de comunicação com o público e traduzir para uma linguagem mais clara e acessível o que diz a ciência. Esse é nosso papel como profissional. É por isso que eu estou escrevendo meu livro, o “mapa do emagrecimento”. E é por isso que convidei o nutricionista Rodrigo Chaves para um bate papo ao vivo sobre esse tema (veja o vídeo clicando na miniatura abaixo).
E esse também é o seu papel como cidadão – compartilhar e ajudar a “viralizar” conteúdos de qualidade e com embasamento científico, para que uma alimentação realmente saudável seja tão ou mais popular que a “dieta que seca barriga em 7 dias”.
Vamos juntos nessa missão?
Um grande abraço a todos!
1. Passos JA, Vasconcellos-Silva PR, Santos LA da S, Passos JA, Vasconcellos-Silva PR, Santos LA da S. Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends. Ciênc Amp Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Jul [cited 2020 Aug 1];25(7):2615–31. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232020000702615&lng=en&nrm=iso&tlng=pt