Especial: pastinha de lentilhas!
[POST 4/4]
O post de hoje é o último de uma série que tem como objetivo te inspirar a “pensar fora da caixa” quando se trata de alimentos tradicionais e o nosso alimento escolhido é a lentilha rosa.
Na semana passada, fizemos a receita do bolinho de lentilha e agora vamos finalizar esse especial com uma receita que eu amo: a pastinha de lentilhas!
Já compartilhei outras receitas de pastinhas de leguminosas por aqui (de grão de bico, de feijão branco e até de soja), então não poderia faltar a de lentilha!
O sabor dela é um pouco mais forte que o grão de bico ou feijão branco por exemplo, mas eu particularmente gosto e tento me aproveitar disso. Também é possível fazer um grande número de variações (veja o post sobre as pastinhas de feijão branco por exemplo), mas as versões que eu mais gostei são as que vou compartilhar com vocês agora.
A forma de fazer é muito fácil: basta bater no liquidificador a lentilha já demolhada e cozida só na água com o tempero que quiser. Usar um fiozinho de azeite é opcional.
E diferente da versão de soja, a versão de lentilha da pastinha pode ser congelada e usada depois, assim como as de grão de bico e feijão branco. Dá pra colocar mais água também e transformar num molho de salada “proteico”.
Versão 1:
Pastinha picante – usei páprica doce + picante, cúrcuma e mix de pimentas (desses que vem no moedor). Um pouquinho de sal e azeite. A quantidade depende do quão “picante” você quer!
Versão 2:
Pastinha sabor queijo e ervas finas – usei levedura nutricional sabor queijo, ervas finas secas e sal + azeite.
As duas versões ficam ótimas também como molho!
Espero que tenham gostado do especial e não esquece de me contar se vocês testaram e curtiram! Um grande abraço a todos!