Feijão de corda vegano, por Giovana Cezar
Dando continuidade ao nosso especial “Receitas de família em versão Veg”, a receita hoje é o famoso feijão de corda e a minha convidada é super especial: a nutri Giovana Cezar (insta: @giovanacezarnutri), que é uma querida que eu acompanho desde que ela era estudante!
Olha a receita:
“Eu cresci comendo feijão-de-corda ou “feijão catadô”, como meu pai sempre chamou. É um feijão muito consumido no nordeste, mas meu avô veio da Bahia e trouxe o hábito na sacola.
O sabor é forte e característico, o grão é mais firme que o carioquinha. Meu avô consumia ensopado com charque, ou como uma espécie de pirão na farinha de mandioca e muito coentro.
Mesmo depois de veganizarmos não foram necessárias muitas alterações nas receitas tradicionais de família que levam o feijão catadô. Hoje vou compartilhar um dos meus pratos preferidos da vida: feijão-de-corda ensopado.
Você vai precisar de:
- 1kg de feijão-de-corda
- 1 Cebola grande
- ½ cabeça de Alho
- 1 Pimentão (vermelho ou amarelo)
- 1 Tomate
- 3 Folhas de louro
- 3 Folhas grandes de Couve
- Colorau, Pimenta do Reino e Açafrão da terra à gosto
- Cebolinha e Coentro à gosto
- Azeite para fritar os temperos
Preparo:
1. Deixe o feijão de molho por, pelo menos, 10h. Coloque os grãos para cozinhar com o dobro de água e as folhas de louro por 30 minutos, abrindo para verificar se o grão está cozido. Ele é bem mais duro que o carioca, o tempo varia de acordo com as horas de demolhagem, também não cria caldo grosso, então a água a princípio estará mais rala.
2. Enquanto cozinha, faça o refogado que irá temperar o ensopado. Amasse os alhos, pique o pimentão, tomate e cebola em pedaços pequenos. Refogue com azeite primeiro alho e cebola, quando estiverem dourados acrescente o tomate e pimentão. Finalize com sal, pimenta, colorau e açafrão.
3. Espere refogar bem e acrescente uma concha com grãos do feijão já cozido no refogado, com uma colher vá amassando para liberar o amido. Coloque essa mistura no feijão. Enquanto engrossa, pique 1 couve em tiras bem finas e acrescente no ensopado.
4. Depois pique as ervas frescas. Ajuste os temperos no caldo e, quando estiver grosso, desligue. Finalize com a cebolinha e coentro.
Sugestão: coma com arroz, abóbora cabotiã cozida e banana grelhada.
Dica extra: no dia seguinte, acrescente farinha de mandioca em parte do feijão ensopado, ajuste os temperos e acrescente mais coentro. Fica um pirão delicioso!”
Amei
Não vejo a hora de testar essa receita, Gi! Depois conto se deu certo! (só que no meu caso, vou fazer sem coentro pq não sou muito fã rsrsrs….)
E vocês também, amores, contem pra gente se conseguiram testar!
Um grande abraço a todos!