Feijoada vegana por Ana Ceregatti
A primeira receita do nosso especial “Receitas de família em versão Veg” é a Feijoada! E eu convidei a minha grande amiga e super nutri Ana Ceregatti para dar dicas de como modificar essa receita. Lá vai:
.
“A feijoada é um prato típico de alguns países, como o Brasil, composto basicamente por feijão cozido com algumas carnes e acompanhado de arroz. Outros componentes não fazem parte necessariamente da receita básica, mas são muito apreciados, como farofa, couve, banana frita e laranja.
.
O bom da versão vegana é que ela pode ser feita com vários ingredientes. Tem muita gente que usa a PTS (proteína de soja) e embutidos veganos, mas eu não considero esses ingredientes nutritivos, muito pelo contrário. Então a minha versão preferida vai tofu defumado, coco e alguns legumes, tipo cenoura e chuchu, tudo em cubinhos.
.
A maioria dos acompanhamentos é naturalmente vegana, como arroz integral ou branco, couve (sem bacon) e laranja, não havendo necessidade de qualquer adaptação.
.
A farofa, que na versão tradicional pode levar bacon ou ovo, eu faço com farinha de mandioca torrada ou gérmen de trigo também torrado temperado com bastante cebola em cubos refogada pacientemente no azeite – quanto mais tempo ficar refogando, em fogo baixo, mas docinha ela fica. Simples assim!
.
A banana eu faço sem empanar. Uso a banana nanica bem madrinha, que é mais doce, fatio (rodelas ou no sentido do comprimento) e dou uma passada na frigideira com um fio de óleo, que pode ser azeite, de gergelim ou de soja (nesse caso, eu uso orgânico).
Eu não faço no óleo de coco porque não gosto do cheiro, mas dá para usa-lo também.
.
Aqui em casa, a feijoada é servida com um vinagrete feito com tomate, bastante salsão picadinhos e o caldinho do feijão já temperado.”
.
Sigam a Ana pelo insta @anaceregatti e pelo projeto @escoladenutricao !
.
#feijoada #feijoadavegana #nutrição #endocrinologiaalacarte #receitadefamilia #receitasveganas #comidadeverdade #culturaalimentar #comidaconforto