Meio ambiente x saúde
No dia 5 de junho, é comemorado o dia mundial do meio ambiente. E o que o médico tem a ver com isso?
TUDO!
Não dá pra pensar em saúde individual sem pensar em saúde do planeta. Não dá pra ser saudável se vivemos num ambiente doente.
Isso parece tão óbvio mas é frequentemente esquecido por nós, não é mesmo?
Como ter saúde se o ar está poluído? Como ter saúde se consumimos produtos alimentícios ao invés de comida? Como ter saúde se a água que bebemos está contaminada com inúmeros químicos industriais e lixo que se acumula no meio ambiente?
A verdade é que o impacto do ambiente na saúde é tão grande que simplesmente não dá pra ser médico sem levar em conta a saúde ambiental. (É por isso que um dos capítulos do meu livro, o mapa do emagrecimento, é dedicado ao ambiente e o impacto desses químicos todos no nosso peso e na nossa saúde).
A grande verdade é que nós médicos, profissionais de saúde e sinceramente, todos os cidadãos, deveríamos ter a saúde ambiental como pauta número um de saúde pública. Isso deveria ser prioridade para nós.
Mas infelizmente ainda não caiu a ficha de que se o planeta está doente, nós também estamos.
Existem muitos fatores responsáveis pela degradação ambiental, mas você sabe qual é o fator que MAIS IMPACTA na saúde ambiental do PLANETA hoje em dia?
O número 1?
É a criação de animais para a alimentação humana. Pelo menos isso é o que diz o relatório da ONU de 2006. E de lá pra cá, muitos outros estudos e documentos. Se você quer saber mais sobre isso, assista ao filme Cowspiracy (e veja todas as referências usadas no documentário no site www.cowspiracy.com/facts ).
Conheça o que está acontecendo no mundo e tome decisões mais conscientes.
Que a gente possa cuidar do planeta assim como ele cuida de nós. Um grande abraço a todos, com muito amor!