Receita: Cogumelo Xadrez (vegano e sem gluten)
Hoje vou começar um especial de receitas dedicado a quem acha que a alimentação vegetariana é super “restritiva” ou que ao se tornar vegetariano nunca mais vai poder comer aqueles pratos gostosos. No ano passado, fiz isso com alguns pratos afetivos das famílias brasileiras (com a participação de nutris amigos) e agora selecionei também alguns pratos que são paixão nacional.
Para começar, decidi fazer um prato bem popular: o “Cogumelo Xadrez”. A culinária oriental caiu realmente no gosto do brasileiro e a receita do “xadrez” (mias conhecida feita com frango) é muito comum de sem encontrada em qualquer restaurante, food truck e feirinhas Brasil afora.
Fazer uma versão vegana (e sem gluten!) desse prato é tão fácil que não tem mais desculpa para os restaurantes não se adaptarem para esse público. Mas você também pode fazer em casa, para aquele almoço especial de domingo ou para um dia de visita quando quiser impressionar com uma versão Veg de um prato conhecido.
Então vamos a receita! Cogumelo Xadrez (para duas pessoas):
Ingredientes:
- 1 bandeja de cogumelo Paris cortado em fatias;
- 1 pimentão amarelo cortado em cubos grandes;
- 1 cebola média cortada em cubos grandes;
- 1 cenoura cortada em rodelas;
- 1 colher de sopa de azeite;
- cebolinha a gosto;
- ½ xícara de shoyu;
- ½ xícara de água;
- 1 colher de sobremesa de polvilho ou maisena;
- sal a gosto;
Preparo:
Cozinhe a cenoura cortada em água, para que fique mais macia e reserve.
Pegue uma frigideira grande, e doure a cebola com o azeite. Depois de uns 3 minutos dourando a cebola, acrescente o pimentão e a cenoura. Nesta etapa, coloque um pouco de sal (não muito porque o shoyu já é bem salgado).
Doure tudo até que fiquem mais macios. Acrescente os cogumelos cortados e refogue tudo junto até eles ficarem mais macios.
Em uma xícara, misture a água, o shoyu e a maisena. Misture bem e coloque na frigideira, junto com os cogumelos e legumes.
Misture para que cada ingrediente incorpore o shoyu e para que o molho engrosse mais (esse processo é bem rápido, caso você queria mais espesso, misture mais um pouquinho de água com Maisena/polvilho, caso queira diluir mais, acrescente mais água/shoyu).
Está pronto! Verifique se precisa corrigir o sal e acrescente as cebolinhas. Servir com arroz branco (ou integral).
Depois não esquece de me contar se você testou e se aprovou! Vou amar saber como foi a sua experiência!