Receita: “Power-Crepioca”
Esta receita “power” é uma adaptação da já conhecida receita de crepioca para aumentar os nutrientes e diminuir o índice glicêmico…
Desde que a dieta sem glúten começou a ganhar mais adeptos, a nossa velha conhecida TAPIOCA acabou dando um salto de popularidade por ser uma fonte de carboidrato sem glúten, prática e rápida. No entanto, a tapioca é sim bastante calórica e tem alto índice glicêmico (a capacidade de elevar rapidamente a taxa de açúcar no sangue).
Ainda assim, é uma ótima opção para substituir o pão (no café da manhã ou lanche à noite) e como fonte de energia para os praticantes de atividade física.
Uma vez vi circulando na internet uma receita de “crepioca”, que misturava tapioca com ovo para fazer uma massa mais proteica. Testei a receita, gostei, mas achei que merecia algumas adaptações, para melhorar o sabor, aumentar os nutrientes e diminuir o índice glicêmico.
Compartilho esta receita rápida e fácil com vocês!
Receita base:
– 2 ou 3 colheres de sopa de tapioca ;
– 1 ovo (ou 1 clara);
– meia colher de sopa de farinha de linhaça;
– sal/pimenta e orégano a gosto.
Modo de preparo: basta misturar os ingredientes e despejar diretamente na frigideira, não precisa untar. Quando as bordas começarem a descolar, vire e deixe mais um minuto. Está pronta!
Esta receita base faz uma massa tipo “crepe” que pode ser recheada com o que você desejar (por exemplo: pasta de atum; frango desfiado com cenoura,tomate e alface; pasta de berinjela, etc).
Base + “power”:
Opcionais que podem ser acrescentados na receita-base:
– Cúrcuma + pimenta do reino
– Substituir o sal por meia colher de café de queijo parmesão ralado
– Chia (meia colher de café)
– Manjericão e alecrim (ou outros temperos secos)
Dependendo da quantidade de queijo ralado que vai na massa, ela vai ficando mais “fofa” e pode ser consumida pura, sem recheio (como na foto acima – nesta foto, eu fiz a receita com cúrcuma, pimenta do reino e ervas finas e com queijo parmesão).
Quanto maior a quantidade de farinha de linhaça e chia, maior a quantidade de fibras e menor o índice glicêmico.
Use a sua imaginação!
Espero que tenham gostado da receita. Depois me contem qual o recheio favorito de vocês!
Um grande abraço e ótima semana a todos!