Sobre a “beleza ideal”…
Ser mulher é uma luta diária, mas tem semanas que isso se torna especialmente difícil…
Com as notícias desta semana sobre a possibilidade de reversão dos direitos das mulheres no #afeganistao com a retomada do governo pelos Talibãs, ficou difícil pensar em postar coisas sobre qualquer outro assunto que não seja esse.
E aí, correndo o feed do instagram, me deparei (de novo) com uma publicidade sobre roupa feminina que enaltecia o efeito “levanta bumbum” e dizia frases do tipo: “como será que seu crus reagiria, hein?” Ou “compre a legging x, surpreendendo muitos maridos mundo afora”.
Posso ficar o post inteiro listando o quão problemático é esse tipo de publicidade, que fortalece as raízes dessa cultura onde nos fazem acreditar que o corpo feminino é público e que existe apenas para satisfazer o olhar de um homem. Custe o que custar.
E não consigo deixar de pensar que esse tipo de “exigência” e expectativa sobre a imagem feminina não deixa de ser um tipo de controle, de nos deixar sempre reféns daquilo que “eles” estipularam que é certo pra nós. E esse certo muda a cada estação, com mais e mais soluções caríssimas que a gente precisa pagar para chegar “lá” (afinal, “pra ficar bonita tem que sofrer” – ouço essa frase desde que sou criança!).
É ÓBVIO que não estou comparando a situação aqui com a situação por lá.. nem teria como fazer isso! Mas fico refletindo que mesmo nos lugares onde teoricamente as mulheres tem mais liberdade e direitos, é uma liberdade “mais ou menos”. Pois não temos o direito de ser do jeito que a natureza fez. “Tem que” rolar algum procedimento para podermos ganhar o passaporte da felicidade chamado “beleza padrão”.
Então, à todas as mulheres (cis e trans) que estão aqui (e também aos homens que são sensíveis à nossa causa), sigamos fortes.
Que a gente nunca deixe de se posicionar diante de uma situação que coloque a liberdade das mulheres em risco. Mas que a gente também nunca perca a esperança de construir um futuro diferente.
Um grande abraço a todes.
(OBS: teve uma discussão linda sobre isso nos stories do instagram. Obrigada pelas mensagens).
(para o link dessa discussão: clique aqui)