Dica rápida: tempere com CÚRCUMA!
A cúrcuma é um tempero super antigo, originário da Ásia, que é a base do “curry”; caiu nas graças do pessoal da culinária funcional por causa das suas propriedades antioxidantes.
O post de hoje é uma dica rápida de sugestões de uso da cúrcuma!
O pó de cúrcuma é proveniente da raiz da planta herbácea curcuma longa, mesma família do gengibre. Seu aspecto é semelhante ao do açafrão e por isso, também é conhecida como açafrão-da-terra. Outros sinônimos da cúrcuma: turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo.
Tem uma alta capacidade de transferir cor aos alimentos, sendo muito utilizada como corante em molhos como curry, mostarda e mesmo na indústria alimentar. Tem um sabor levemente picante e amargo e uma fragrância suave que lembra laranja e gengibre.
Além de ser uma ótima ferramenta culinária para dar cor e um perfume de sabor aos alimentos, a cúrcuma também é um alimento funcional: contém substâncias antioxidantes (os compostos “curcuminóides”), em especial a “curcumina”, que tem propriedades anti-inflamatórias; apresenta benefícios digestivos, cardiovasculares, anticâncer e de prevenção do mal de Alzheimer.
Suas propriedades funcionais são melhor aproveitadas quando é usada em conjunto com a pimenta do reino (a associação das duas aumenta drasticamente a absorção do principal ativo da cúrcuma, a curcumina).
Pode ser utilizada:
- Diretamente sobre o alimento, para temperar carnes e aves, arroz, legumes, massas;
- Para fazer batata chips ou purê de batata (fica maravilhoso!);
- Para preparar molhos caseiros (como mostarda, ketchup e molho de tomate)
- Como um tempero de salada: misturar o pó da cúrcuma com uma pitada de pimenta do reino e azeite de oliva extravirgem.
Cúrcuma na batata chips e no purê de batata |
Outras preparações culinárias com cúrcuma: arroz, frango, legumes e massa. |
E por incrível que pareça, a cúrcuma é fácil de ser encontrada em qualquer supermercado e é bem mais barata e acessível que o açafrão!
Que tal trocar os temperos industrializados pela cúrcuma e ainda garantir a saúde?
Espero que tenham gostado! Um forte abraço a todos!
Anônimo
12/07/2016 @ 17:25
Boa sugestão. Vou experimentar sabendo que faz tão bem à saúde. E os pratos ficam com um visual lindo! Bjs M
DENISE NEGREIROS
21/04/2020 @ 11:38
estava procurando a combinação de mostarda e cúrcuma para utilizar na batata assada e na carne de porco e encontrei sua publicação. Gostei muito, obrigada.
drajulianagabriel
01/05/2020 @ 10:40
Que bom que gostou Denise! A cúrcuma se tornou um hábito na minha cozinha e além da saúde, deixa o visual dos pratos muito bonito! Aproveite!