O poder do abraço
Quer um remédio infalível para aumentar o bem estar, melhorar o humor, abaixar a pressão e ainda por cima é de graça e sem necessidade de receita médica?
O remédio é simples: O ABRAÇO!
Quando recebemos um abraço sincero, nosso corpo produz um hormônio chamado OCITOCINA, que é conhecido como o “hormônio do amor” ou das conexões verdadeiras.
Esse hormônio age nos deixando mais tranquilos, acolhidos, nos sentimos amados e verdadeiramente em paz. No entanto, para que um abraço tenha esse efeito ele precisa ser VERDADEIRO.
Dizem que um abraço para ter o efeito da ocitocina precisa durar pelo menos 40 segundos. Existem vários vídeos na internet falando sobre isso (inclusive também no nosso canal @endocrinologiaparatodosoficial).
E aí eu pergunto: será que estamos usando e aproveitando essa ferramenta tão simples que é o abraço?
Quanto tempo dura o seu abraço? Você tem abraçado seus amigos e entes queridos com frequência? E seu cônjuge (ou crus)?
Sei que nos últimos tempos não estamos fazendo isso por estarmos em isolamento social – e eu tenho um palpite que a falta de abraço pode ter sido um dos fatores que contribuiu para a sobrecarga emocional dessa pandemia.
Acredito que o mundo seria um lugar bem melhor se cultivássemos o hábito de um longo abraço sincero. E não vejo a hora de podermos fazer isso de novo.
Por hora, fica aqui meu abraço virtual bem apertado em todos vocês.
Um ótimo final de semana amores!