Chá de Hibisco: propriedades e como fazer
Recentemente fiz um levantamento de referências para uma reportagem e descobri um monte de propriedades novas do HIBISCO que vem sendo estudadas pelos cientistas da saúde.
O hibisco (Hibiscus Sabdariffa) é um arbusto cuja flor é muito conhecida para o preparo dos chás. No entanto, várias partes da planta são estudadas por suas propriedades medicinais. Uma dessas propriedades é justamente o efeito de reduzir a proliferação celular, motivo pelo qual vem sendo estudado como coadjuvante no tratamento de câncer.
No entanto, esse efeito pode ser deletério para o feto em formação e por isso ele não é indicado na gestação, nem durante o aleitamento materno.
Um outro efeito estudado é o de reduzir a pressão arterial, o que pode ser benéfico em pacientes portadores de hipertensão. No entanto, em indivíduos normais ele pode causar baixa de pressão.
Em quantidades mais elevadas, pode interferir com alguns medicamentos (como medicamentos para diabetes, paracetamol, cloroquina e outros medicamentos usados para o tratamento da hipertensão. Em altas concentrações (como aquelas encontradas em medicamentos), pode causar dano ao fígado.
No entanto, o consumo na forma de chá em quantidades normais (1 a 2 xícaras por dia) é seguro para a maioria das pessoas.
Modo de preparo
Para preparar o chá de hibisco, recomendo usar a medida de 1 colher de chá para cada xícara de água (evite de fazer o chá muito concentrado, primeiro porque o gosto fica muito forte e segundo porque o efeito dele é mais forte também. A cor ideal é um rosa mais claro).
Após ferver a água, colocar as folhas e deixar em infusão por cerca de 5 minutos. Pode ser misturado com outros como por exemplo: canela, hortelã ou menta, erva doce…
E o melhor: ele pode ser tomado quente e gelado também (é uma delícia no verão)!
Conta pra mim aqui nos comentários: você já experimentou o chá de hibisco? Gosta do sabor?
Espero que tenham gostado da dica! Um grande abraço a todos!